Intercâmbio Unoesc › Depoimentos
Depoimentos
Confira a opinião e depoimentos de alunos que já fizeram intercâmbio:
-
Luana Paula Mariga, aluna de Pós-Graduação em Gestão Estratégica do Agronegócio Unoesc Chapecó
Mobilidade Acadêmica Virtual na UNAD, Colômbia - 2020Compartilhar conhecimento, nos agrega ainda mais como profissionais, mas acima de tudo como pessoa. Essa oportunidade que o programa Emovies da Unoesc, justamente com as instituições estrangeiras nos proporciona, é maravilhosa e nos faz querer ainda mais sempre. Obrigada Unoesc pela oportunidade e a UNAD por tanto.
-
Bruna Branco Viecelli, aluna de Direito Unoesc Joaçaba
Mobilidade Acadêmica Virtual na El Bosque, Colômbia - 2020Realizei o programa Emovies para a Universidad El Bosque, na Colômbia, buscando conhecer uma visão diversificada do Direito Internacional Humanitário, matéria a qual resolvi cursar, também para aperfeiçoar a língua espanhola. Minha experiência com o intercâmbio foi incrível, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura colombiana, e socializar com outros estudantes internacionais com os mesmos interesses. Não tive dificuldades de adaptação à turma e tampouco com o idioma. Sou muito grata à Unoesc por proporcionar uma oportunidade extraordinária em meio à uma situação tão difícil.
-
Bruna Pilatti, aluna de Pós-Graduação em Gestão Empresarial na UNOESC Chapecó
Mobilidade Acadêmica Virtual na UNAD, Colômbia - 2020Desde que entrei na UNOESC, sempre tive interesse nos programas de intercâmbio, por alguns motivos pessoais não conseguia fazer o presencial e quando vi a oportunidade virtual resolvi me inscrever. Essa oportunidade foi logo depois da minha graduação, e confesso que fiquei com um pouco de receio de fazer a matéria da pós virtualmente, tendo em vista que a minha é presencial, mas arrisquei. Escolhi a UNAD na Colômbia e de início achei que minha única dificuldade iria ser o espanhol, mas não, a faculdade, a professora e os colegas foram muito receptivos, até em questão de falar para ter o bom entendimento. Fui muito bem acolhida por todos, a troca de experiência, a ajuda mesmo virtual foi incrível. O grupo em específico que compartilhei as atividades me auxiliaram em tudo, em nenhum momento me deixaram sozinha. Quanto as notas, mesmo sendo intercambista foi igual aos outros colegas, tive críticas, elogias. No início tive que gravar um vídeo para uma atividade em espanhol (idioma que não sou fluente), mas tive todo o suporte da professora me incentivando a fazer e que daria certo. Mas no final, finalizei o intercâmbio com a sensação de missão e desafio cumpridos, adorei a troca de experiência e contato com outras formas de aprendizado de outro país e se um dia tiver a oportunidade, quero conhecer a faculdade pessoalmente.
-
Patrícia Mattana, aluna de Psicologia da Unoesc Chapecó.
Mobilidade Acadêmica na Universidade do Minho, Portugal - 2016A experiência foi incrível. O intercâmbio me possibilitou conhecer pessoas e culturas diferentes, e também conhecer mais a mim mesma, pois é um processo de muita descoberta, onde fui "forçada" a criar maior independência, responsabilidade e flexibilidade. Foi um período de muito amadurecimento e crescimento pessoal e também profissional, já que a cada dia conhecia e interagia com novas pessoas que têm muito conhecimento para compartilhar. O maior desafio, acredito que seja a adaptação a um país diferente do meu país de origem, e isso vai desde a cultura, o modo de falar, de se relacionar, até mesmo a alimentação e aos horários.
Posso dizer que a experiência possibilita muitos ganhos, principalmente pessoais, e vale muito a pena! -
Carolina Barrera Inman, mexicana
Aluna da UABC-México - Psicologia da Unoesc XanxerêPosso resumir que a minha experiência de intercâmbio em Xanxerê, Brasil, foi extraordinária durante o primeiro semestre de 2015
Tive a oportunidade de viver, experimentar e conhecer culturas diferentes, pessoas com perspectivas de vida diferentes, assim como outras com olhares similares ao meu; comidas típicas e diferentes da região, cidades e países diferentes, uma universidade diferente, assim como métodos de ensino, professores, colegas e modos de organização diferentes. Sem dúvida, estou levando uma bagagem de vida mais rica.
Agora, a poucos dias de voltar para casa, me sinto mais segura, mais aberta para expressar o que penso e sinto, mais capaz de enfrentar as dificuldades da vida e com uma visão diferente do mundo, com a ideia de que posso conquistar qualquer coisa que me proponha.