Os professores Carolina Vergara Llanos, da Universidad Austral del Chile, Fernando Ortega e Jenny Paulina Aliaga Sancho, da Universidad San Francisco de Quito, no Equador, estiveram na Unoesc participando do 1º Fórum Internacional de Discussão em Saúde Bucal, dentro da programação da 13ª Semana Acadêmica de Odontologia, no campus de Joaçaba. Nestes dias, aproveitaram para conhecer a região e a estrutura da Unoesc.
Na quinta-feira (9), depois do Fórum, os professores reuniram-se com a coordenadora geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, que lhes falou sobre a universidade, mostrando o vídeo institucional e apresentando dados da instituição.
— Houve uma troca muito interessante. Enquanto eu falava da nossa estrutura, eles me apresentavam dados sobre as suas universidades. Pudemos perceber que as realidades são muito diversas, mas o objetivo educacional é sempre permitir um ensino de qualidade por ambas as partes — conta Kaline.
Durante esta reunião, ponderou-se a pesquisa conjunta entre as universidades, as possibilidades de intercâmbio de estudantes e outras ações que podem acontecer para que se fortaleçam os vínculos entre as instituições.
A sexta-feira (10) foi um dia cheio para os visitantes. Pela manhã foram recebidos pelo então secretário municipal de Saúde de Luzerna, Walmor Silvestre Dresch Neto Ströher, odontólogo formado na Unoesc. Walmor mostrou a eles a estrutura do município e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), podendo observar como acontece o atendimento público.
No período da tarde, os professores do Chile e do Equador conheceram a estrutura do curso de Odontologia da Unoesc, acompanhados da professora Andrea Gallon, coordenadora do curso. Admiraram-se com a estrutura de laboratórios e trocaram informações sobre as suas realidades.