Treze estudantes da Unoesc já estão se preparando para uma nova fase de suas vidas, que promete ser muito rica em conhecimento e novidades. Os acadêmicos realizarão intercâmbio, a partir do início do próximo ano, em instituições de ensino superior estrangeiras conveniadas à Unoesc.
A fim de receberem informações sobre essa experiência, os futuros intercambistas participaram, nesta segunda-feira (22), no campus de Joaçaba, de uma reunião preparatória organizada pelo setor de Mobilidade Acadêmica. Na oportunidade, a coordenadora Kaline Zeni e a secretária geral Glaucia de Cesaro Luthi, repassaram informações importantes aos estudantes, como os desafios que serão enfrentados neste período, os novos métodos de estudo, além das oportunidades e do networking, que somente um intercâmbio é capaz de oportunizar.
Para a estudante Daniele Carine Campioni, da 6ª fase de Agronomia da Unoesc Campos Novos, a experiência é aguardada com muita ansiedade. A jovem passará seis meses na Universidade Miguel Hernández de Elche, na Espanha, por meio do Programa de Bolsas Ibero-americanas do Santander. Na universidade estrangeira, além de cursar quatro disciplinas, a estudante desenvolverá um projeto de pesquisa.
— Quero trazer uma bagagem bem grande de conhecimento, pois é um momento único. Espero aprender muito, me relacionar bem com as pessoas e aproveitar cada momento — disse a acadêmica, que também pretende conhecer países próximos e pontos turísticos da Espanha.
O apoio dos familiares nesta etapa é fundamental. Por esta razão, o setor de Mobilidade Acadêmica convidou-os para participar da reunião preparatória. Darlei Antonio Benelli, esposo da acadêmica Rosa Maria de Moura Benelli, da Unoesc Chapecó, esteve entre os familiares presentes. A estudante, que cursa Psicologia, realizará intercâmbio na Universidade do Minho, em Portugal.
— O objetivo ao realizar o intercâmbio é o aprendizado que ela vai adquirir em uma universidade de alta padrão, que acrescentará no conhecimento aprendido na Unoesc. É muito importante o apoio nessa hora, pois trata-se de uma experiência de vida e um crescimento pessoal e profissional — falou Darlei.
Além das duas acadêmicas, realizarão intercâmbio no próximo semestre os estudantes Rafael Scherer (Chapecó), Tainan Marcel Dallagrave (Joaçaba), Ariana Grzegozeski Schneider (Joaçaba), Felipe André Zeiser (Chapecó), Leandro Amorim (Campos Novos), Yago Lopes Machado (Campos Novos), Emanuel Natã da Silva (São Miguel do Oeste), Taciana Elizabete da Silva (Campos Novos), Arisson de Carvalho Bagé (Joaçaba), Débora Regina Weirich (Joaçaba) e Silvestre José Curuca Volpato (Joaçaba).
As universidades que acolherão os estudantes da Unoesc são: Universidade do Minho (Portugal), Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal), Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Universidade de Zaragoza (Espanha), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), Universidade do Pacífico (Chile) e Universidade Miguel Hernandez (Espanha).