Intercâmbio Unoesc › Notícias

Estudantes e professores participam de palestras por webconferência com universidades da Argentina

Por: Dhébora Santiago dhebora.santiago@unoesc.edu.br
16 de Setembro de 2016

Neste mês, a Mobilidade Acadêmica da Unoesc promoveu duas palestras por webconferência, com instituições de ensino superior da Argentina. A primeira foi com o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e a segunda com Universidad de la Cuenca del Plata (UCP).



INTA



O professor do INTA, Horacio Hernán Peinado Manzur, juntamente com os engenheiros Daniel Pizzolato e José Portela, apresentou o INTA La Consulta, um instituto de ciência e tecnologia que atua no setor agrícola da Argentina. A palestra ocorreu na quinta-feira (8) e contou com a participação dos estudantes de Agronomia, da Unoesc Campos Novos; de Engenharia de Alimentos, Biotecnologia Industrial, Engenharia Química e mestrado em Ciência e Biotecnologia, da Unoesc Videira e dos coordenadores dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária com acadêmicos interessados em pesquisa, da Unoesc Xanxerê.



No ano passado, a acadêmica de Engenharia de Alimentos da Unoesc Videira, Janine Rigo, desenvolveu seu estágio de conclusão de curso no INTA, com orientação do professor Horácio. Para este ano, a Mobilidade Acadêmica da Unoesc organizará uma seleção de quatro vagas para realizar pesquisa nesse instituto, em janeiro e fevereiro de 2017.



UCP



Já na segunda-feira (12), o curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba realizou mais uma palestra por webconferência para os estudantes da Universidad de la Cuenca del Plata, da Argentina. A primeira foi em junho do ano passado, com o professor Arnaldo Telles Ferreira.



Desta vez a temática abordada foi “Marketing e comunicação estratégica”. A coordenadora do curso, Silvia Spagnol Simi dos Santos, e o professor Alex Baseggio ministraram a aula para os estudantes do 3º ano do curso de Design Gráfico e Multimídia, do campus Posadas, da UCP. A parte teórica – introdução ao marketing e composto de marketing – foi abordada pelo professor Alex. E as tendências contemporâneas de marketing foram apresentadas pela professora Silvia, que utilizou cases do Brasil para exemplificar.



Segundo a coordenadora Silvia, a internacionalização é extremamente importante para o curso. Esse processo permite conhecer outros profissionais e mercados diferentes, especialmente na comunicação, onde tudo é tão instável e novo.



— Nós recebemos a UCP no ano passado, agora os acadêmicos da 8ª fase irão visitá-los em novembro, para fechar o curso com chave de ouro. Será uma viagem internacional para ter contato com novas culturas, mas principalmente para conhecer outra visão mercadológica, de como a comunicação interfere no cotidiano das pessoas daquela região — acrescentou o professor Alex.


Comentários