A Unoesc recebeu, entre os dias 24 e 27 de outubro, empresários e líderes políticos da Argentina, bem como professores e estudantes da Universidad de la Cuenca del Plata (UCP), para a 1ª Conferência Ibero-Americana de Empreendedorismo. O evento foi idealizado pelos setores da Unoesc – Coordenadoria Geral de Mobilidade Acadêmica, Área das Ciências das Humanidades (ACH), Pró-Reitoria e Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Centro de Gestão e Empreendedorismo de Chapecó – em parceria com a UCP.
Para a realização do evento, a Unoesc contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), da Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL), além das empresas Celulose Irani e Baterias Pioneiro. Da Argentina, os parceiros públicos foram: Ministério da Industria da Província de Corrientes, União Industrial de Corrientes, União Industrial da Argentina, Municipalidade da cidade de Corrientes, Municipalidade da cidade de Resistencia, no Chaco, Instituto de Fomento Empresarial e JCI Corrientes.
Fazem parte da comitiva também: o ministro da Indústria, Trabalho e Comércio da Província de Corrientes, Francisco Ignacio Osella; o subsecretário de Indústria, Alfredo Vara; a diretora de Comércio, Lourdes Darrigo; o diretor de Promoção de Investimentos, Juan Pablo Ybarra; a advogada das Câmaras de Empresas, Belen Guastavino, e a contadora das Câmaras de Empresas, Veronica Maidana.
ACOLHIMENTO OFICIAL
A recepção ocorreu, na segunda-feira (24), na sede da Reitoria em Joaçaba, onde estiveram presentes o pró-reitor de Graduação, Ricardo Marcelo de Menezes; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Fábio Lazzarotti; a coordenadora da ACH e presidente da ACIOC, Tânia Aparecida Durigon; a diretora executiva, professora Lindamir Secchi Gadler, a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Jéssica Romeiro Mota; os membros do NIT, Michel Carlesso Avila e Adgar Zeferino Bittencourt, e a secretaria do setor de Mobilidade Acadêmica, Glaucia de Cesaro Luthi.
Os visitantes também foram recepcionados pelo vice-presidente para assuntos regionais do centro-oeste, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Márcio Luís Dalla Lana, e pelo gerente regional da Fazenda Estadual, Avelino Dorini Primo.
O pró-reitor Ricardo Marcelo de Menezes, representando o reitor da Unoesc nesta ocasião, mencionou alguns dados sobre a Unoesc, desejou boas-vindas e afirmou que é muito gratificante recebe-los, pois permitirá a consolidação da parceria entre as universidades.
— Que vocês se sintam em casa e aproveitem todas as atividades previstas na agenda. Estaremos sempre à disposição naquilo que precisarem — ressaltou.
Em seguida, houve uma rápida apresentação dos presentes e a exibição do vídeo institucional da Unoesc. Para finalizar, o pró-reitor Fábio Lazzarotti agradeceu a presença de todos e comentou que essa é uma oportunidade de aprendizado para ambas as universidades.
Na sequência, conforme a programação prevista, os convidados realizaram uma visita técnica à unidade fabril da Celulose Irani S/A, localizada em Campina da Alegria, no município de Vargem Bonita. A programação em Joaçaba aconteceu até quarta-feira (26) e terminou na quinta (27) em Chapecó.
ATIVIDADE COM OS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO EXTERIOR E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Depois de conhecerem a empresa Celulose Irani, acadêmicos e professores da UCP e da Unoesc se reuniram no auditório da Saúde, para a apresentação de trabalhos e pesquisas. As professoras da Unoesc, Graciele Tonial e Ardinete Rover, acompanharam os acadêmicos dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Ciências Contábeis.
Na ocasião, dois estudantes da Unoesc mostraram as relações comerciais de importação e exportação do Brasil, da região Sul, do estado de Santa Catarina e do município de Joaçaba. Logo após, duas acadêmicas da UCP apresentaram algumas características – geográficas, sociais, culturais e econômicas – da Província de Corrientes, onde fica a sede central da universidade.
— Esse encontro é fundamental para as relações internacionais. Somos parceiros no desenvolvimento de novas pesquisas, metodologias e estudos. Por isso, é de grande importância para a Unoesc que a gente construa essa relação — comentou a coordenadora do curso de Administração da Unoesc, Graciele Tonial.
As professoras da UCP, Sandra Alida Giardina e Noelia Zacarias Beatriz, agradeceram a recepção e afirmaram, também, que o intercâmbio entre os países é essencial para o desenvolvimento das regiões de ambos os países.
PAINEL: INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Na terça-feira (25), no auditório da Saúde, ocorreu o painel “Inovação e empreendedorismo”. O mediador foi o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor doutor Fábio Lazzarotti. O debate contou a participação do ministro da Província de Corrientes, Francisco Ignacio Osella, do advogado Paulo Bornhausen e da coordenadora de projetos especiais da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Roberta Noroschny.
O ministro Francisco Ignacio Osella falou sobre a integração produtiva no Mercosul para o desenvolvimento local. Já o advogado Paulo Bornhausen, que foi secretário da SDS e tem uma vasta experiência, tanto na gestão pública quanto na relação das empresas, apresentou o caso da empresa alemã BMW em Santa Catarina. E a coordenadora de projetos da SDS, Roberta Noroschny, que estava representando o secretário Carlos Alberto Chiodini, abordou a atual política do estado em relação ao empreendedorismo e a inovação.
— O nosso objetivo é trazer a perspectiva política e empresarial, e, também, enquanto mediador, mostrar o papel da universidade nessa relação — destacou Lazzarotti.