Intercâmbio Unoesc › Notícias

Programa Santander seleciona projeto de mestranda em Ciência e Biotecnologia

Por: João Luiz Bariviera joao.bariviera@unoesc.edu.br
07 de Dezembro de 2016

A mestranda Patrícia Peri, do Mestrado em Ciência e Biotecnologia, sediado na Unoesc Videira, foi selecionada para desenvolver estágio em nível de mestrado em Universidade Portuguesa. A mestranda encaminhou e teve o projeto aprovado para ser desenvolvido na Universidade do Porto (Portugal), sob orientação dos professores doutores Petrick Soares, do Programa de Ciência e Biotecnologia, e Vitor Vilar, da Universidade no exterior.



Com o intuito de promover o interc​â​mbio entre as universidades e a ampliação do conhecimento para os beneficiados​, o Santander tem  parceria com Universidades e disponibilizou em todo o Brasil 100 bolsas únicas (transporte/estadia). Dentre essas, houve ​oferecimento ​de vagas para estágios (sandwich) mestrado e doutorado e também para cursos ​de graduação para diversos países, dentre eles Portugal. 



​—​ Para candidatura tive que​ submeter um projeto para aprovação pela Unoesc a qual já sou mestranda e também pela Universidade do Porto​,​ com a avaliação do professor orientador de Portugal. Dessa forma​,​ o projeto foi avaliado e aprovado por ambos, havendo a possibilidade de realização na​quela​ cidade d​e​ Port​ugal — garantiu Patrícia. 



S​egundo a mestranda da Unoesc Videira, esta oportunidade representa o interc​â​mbio entre as culturas e o conhecimento, disponibilizando maiores parcerias entre universidades e países.



​— Essa oportunidade de interc​â​mbio entre culturas e conhecimento​,​ possibilitad​a​ pela parceria entre Unoesc e Santander, é essencial para engrandecimento acadêmico, ​abrang​endo o ensino superior até o nível de doutorado. E também estarei representando minha Universidade (Unoesc) e o Programa de Mestrado em Ciência e Biotecnologia, com o apoio também da Fapesc, na qual sou bolsista de pesquisa — afirmou.



A mestranda em Ciência e ​B​iotecnologia desenvolve pesquisa voltada a um sistema de tratamento com potencial para a remoção de nitrato presente nas águas​, com o título de "Intensificação da fotocatálise heterogênea usando um inovador fotoreator-micro-meso-estruturado para redução de nitrato sob radiação solar simulado". Parte dele será realizado no Departamento de Engenharia Química (Laboratory of Separation and Reaction Engineering - Laboratory of Catalysis and Materials da Universidade do Porto) e concluído no Programa de Ciência e Biotecnologia em Videira, ainda em 2017.



​— ​A fotocatálise heterogênea é dentre os processos oxidativos avançados (POAs) uma das tecnologias com maior potencial para o tratamento de águas contaminadas com compostos recalcitrantes ​​— reiterou​ a acadêmica​ do mestrado. 



Ela conta que o consumo de águas de abastecimento contaminadas por nitrato está associado a alguns efeitos adversos à saúde, por exemplo: a metahemoglobinemia, especialmente em crianças​;​ tetralogia de Fallot (síndrome do bebê azul)​;​ e a formação potencial de nitrosaminas e nitrosamidas carcinogênicas (câncer de estômago). O nitrato também tem sido associado a surtos de doenças infecciosas em seres humanos, além de também poder causar diabetes.



— O Banco Santander é patrocinador oficial da Fó​rmula 1,​ e​ dessa forma​ o programa Fórmula Santander​ ​disponibilizou para todos os selecionados a participação no treino da F​ó​rmula 1 realizado no dia 13 de novembro no autódromo de Interl​a​gos, promovendo um primeiro encontro dos acadêmicos que conseguiram a participação no intercâmbio —finalizou Patrícia.


Comentários