No período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017, a estudante do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba, Andreara Bedin Bertuol, esteve no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em Portugal, para intercâmbio. Durante esses cinco meses, a acadêmica cursou quatro disciplinas na área de Comunicação e desenvolveu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Rádios no Brasil e Portugal: similaridades e diferenças”.
— Estudar em Setúbal, nesse período, foi muito interessante. Além de acrescentar muito positivamente para minha vida profissional, a experiência para vida pessoal foi incrível. Consegui estudar, pude viajar por mais três países da Europa (França, Espanha e Itália) e conheci, também, muitas cidades maravilhosas de Portugal — conta Andreara.
A estudante destaca que essa experiência no exterior permitiu adquirir novos conhecimentos em uma instituição de ensino europeia, e que isso valorizará ainda mais o seu currículo. Adreara comenta que Portugal é um país incrível. Setúbal, cidade onde morou e estudou, é acolhedora e linda, tem porto, praias, praças e jardins lindos.
— Tudo é ‘recheado’ de história, de antiguidade, parece que está se vivendo em um filme, em lugares que somos acostumados a ouvir ou ver pela TV. Pude conhecer, também, Coimbra, onde está localizada a universidade mais antiga da Europa, a Serra da Estrela. Neste local neva e foi uma experiência deslumbrante. Setúbal e o país inteiro de Portugal estão em meu coração e um dia quero retornar para passear ou estudar novamente — acrescenta.
Para Andreara, fazer intercâmbio foi a melhor escolha na vida acadêmica. Ela recomenda essa experiência a todos os universitários, ainda mais se for à Europa, em Portugal, pois além da incrível oportunidade de estudar, também, é possível viajar e conhecer outros países.
Agora, é a vez da acadêmica de Publicidade e Propaganda, Ariana Grzegozeski Schneider, realizar intercâmbio no IPS. Ela chegou em Portugal no dia 8 de fevereiro e passará por essa grande experiência ao longo desse semestre.