Por meio de convênio, as estudantes do curso de Engenharia Química, Natalia Zapata Máynez e Paola Larizza Lugo, oriundas da Universidad Autonoma de Chihuahua, no México, realizam desde o último dia 20 de fevereiro, intercâmbio na Unoesc Videira. As alunas intercambistas permanecerão em Videira até o final de junho, onde pretendem socializar experiências trazidas de seu país no campo da pesquisa, com trabalhos e experiências que pretendem desenvolver aqui.
Natalia e Paola são as primeiras estudantes estrangeiras na graduação a realizarem intercâmbio na Unoesc Videiradepois de longo tempo e, dessa forma, explica o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PPGE), Sidnei Grigolo, o campus entra definitivamente na internacionalização do ensino.
A Unoesc Videira, segundo Grigolo, não é mais uma universidade local. Hoje ela está presente em diversos países com professores e estudantes que já realizaram intercâmbio em universidades consideradas ícones na seara da educação e pesquisa, em países como Portugal, Alemanha, Escócia, Chile, Argentina, Espanha, África do Sul e Moçambique.
— A parceria com a universidade mexicana, além de oportunizar a vinda de estudantes para Videira, também possibilita que possamos enviar nossos acadêmicos para estudar lá. É uma mudança de cultura que estará oportunizando novos convênios e a troca de experiência entre as instituições de ensino por intermédio de seus alunos e professores — afirmou Grigolo.
Neste momento, Natalia Zapata Máynez e Paola Larizza Lugo estão realizando trabalho de integração com os alunos do curso de Engenharia Química da Unoesc Videira, curso em que desenvolverão suas atividades acadêmicas. Também conhecerão empresas da região, as quais possuam afinidades com o curso, e visitarão pontos turísticos da região e do Estado
— Durante esses quatro meses em que estarão conosco, elas terão a oportunidade de conhecer melhor a nossa realidade, adquirir novos conhecimentos e compartilhar com os colegas em sala de aula as suas experiências — argumentou o diretor de PPGE.
Sidnei Grigolo reitera que a realização de intercâmbio, é uma prática que está disponível para todos os acadêmicos, independentes da fase que estejam ou do curso que pertençam. O interessado deve procurar o setor de intercâmbio, que funciona anexo à pós-graduação.
Através dos programas de Mobilidade Acadêmica, a Unoesc oferece a oportunidade aos seus acadêmicos e a alunos estrangeiros realizar estágios curriculares obrigatórios e não-obrigatórios, e estudos regulares de longa e curta duração.