Intercâmbio Unoesc › Notícias

Unoesc firma parceria de intercâmbio com Câmara de Comércio Brasil Catalunha

Por: Dhébora Santiago dhebora.santiago@unoesc.edu.br
03 de Março de 2017

A Unoesc acaba de se tornar parceira da Câmara de Comércio Brasil Catalunha, com a finalidade de integrar o cluster de universidades e empresas para projetos de mobilidade acadêmica. A coordenadora institucional de Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, explica que essa parceria, é uma adesão a redes de parcerias para pesquisa, ensino e extensão, com aporte financeiro da União Europeia, a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação.



A linha de trabalho, a partir dessa parceria, terá foco na pesquisa aplicada com empresas estrangeiras e possibilidade de bolsas aos mestrandos e doutorandos. A Câmara já submeteu dois projetos representando o cluster na União Europeia, que reverterão em ações futuras, como bolsas. O resultado deve sair até a metade deste ano. No total, são dez universidades brasileiras que integram o convênio: USP, FGV-EAESP, Mackenzie, PUC-PR, PUC-RS, Udesc, Unoesc, UFV, UCSal e Uepa.



— Participar desse cluster, coloca a Unoesc em linha de trabalho e cooperação com as melhores universidades brasileiras, além de representarmos o Estado de Santa Catarina no cenário mundial — destaca a coordenadora Kaline Zeni.



Participam também desse convênio, quatro universidades espanholas. A Universitat Abat Oliba CEU, forte na área de Comércio Internacional e Direito Marítimo, beneficiará o mestrado e o doutorado da Unoesc em Administração e o mestrado em Direito da Unoesc. A Universitat de Lleida, que se destaca na Agropecuária e Gestão Ambiental, terá relação com as pesquisas do mestrado da Unoesc em Sanidade e Produção Animal.



Outra instituição de ensino é a Universitat de Girona, focada na Saúde Hospitalar e Turismo, que manterá contato com o mestrado da Unoesc em Biociências e Saúde. E, por último, a Universitat Rovira i Virgili, forte em Biotecnologia, Smart Cities (projetos que usam a tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana) e Desenvolvimento Sustentável. Essa universidade poderá manter parcerias de pesquisa com o mestrado da Unoesc em Ciência e Biotecnologia.



— Através dessa participação internacional, estaremos trabalhando e cooperando para o desenvolvimento tecnocientífico compartilhado entre governos estrangeiros, universidades e entidades privadas, bem como o aperfeiçoamento de projetos sustentáveis e aprimoramento no sistema universitário das entidades envolvidas — comenta Kaline.



Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti, essa parceria significa um grande avanço na área de inovação da universidade.



— O incentivo à inovação e ao empreendedorismo tem feito a diferença na formação dos estudantes. Portanto, essa parceria fortalecerá ainda mais a Agência de Inovação e Relações Institucionais (Agir) que a Unoesc está desenvolvendo — analisa o pró-reitor.


Comentários