A Unoesc integrou, recentemente, a câmara temática de Assuntos Internacionais do Núcleo Estadual da Região da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina. A titular é a coordenadora institucional de Mobilidade Acadêmica, professora Kaline Zeni, e a suplente é a professora Irene Aparecida e Sá Affolter, responsável pelo mesmo setor na Unoesc Xanxerê. O lançamento da câmara de Assuntos Internacionais ocorreu durante uma reunião do Núcleo, na manhã do dia 4 de abril, no auditório da prefeitura de Dionísio Cerqueira, divisa entre SC e Misiones, na Argentina.
A câmara irá debater assuntos internacionais em busca da integração transfronteiriça na faixa de fronteira. Esse é o nono grupo de trabalho criado pelo Núcleo, que já abrange as áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte.
O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, afirma que a câmara de Assuntos Internacionais será um espaço para se debater a integração e os problemas comuns aos dois lados. Para o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, a câmara também irá promover a aproximação entre os municípios.
— A câmara de Assuntos Internacionais soma-se ao Núcleo de Fronteira para reforçar os laços de amizade e parceria entre Santa Catarina e a Argentina, provendo o desenvolvimento mútuo de toda a faixa de fronteira em ambos os lados — disse Carlos Adauto Virmond.
Segundo a professora Kaline, no primeiro momento da reunião foram discutidas as intenções políticas do Núcleo e na sequência cada câmara compartilhou as ações já desenvolvidas. Nesse encontro, além do cônsul argentino e do diretor que representa todas as municipalidades da Argentina, estavam os representantes da Universidad de Misiones.
— Nós vamos fortalecer a cooperação internacional com a Argentina e tornar uma base forte para projetos de internacionalização do ensino superior com institutos e universidades. Pretendemos elaborar projetos que tenham algo em comum e ter um banco de dados com parceiros argentinos — comentou Kaline Zeni.
A reunião com todas as câmaras ocorre uma vez por semestre, o próximo encontro será em Maravilha. Entretanto, cada câmara tem uma agenda própria para realizar suas reuniões. Além da participação da professora Kaline no Núcleo, o professor do Mestrado em Administração, Rógis Juarez Bernardy, integra a câmara de Educação.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais