A estudante do curso de Administração da Unoesc Joaçaba, Débora Regina Weirich, foi selecionada pelo Programa de Bolsas Ibero-americanas do Santander Universidades, para realizar intercâmbio no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em Portugal. De fevereiro a julho, a acadêmica desenvolveu o trabalho de pesquisa “Percepção de carreira e entrada no mercado de trabalho dos estudantes dos cursos de gestão: um estudo comparativo entre a Unoesc e o Instituto Politécnico de Setúbal de Portugal”.
A pesquisa contou com a orientação das professoras doutoras Tânia Nodari (Unoesc) e Maria Amélia André Marques, da Escola Superior de Ciências Empresariais (IPS). Débora comentou que a realização do intercâmbio tem um significado muito importante tanto para a sua vida acadêmica como pessoal.
— Para a minha vida acadêmica tenho a possibilidade de conhecer uma universidade em outro país, aprender mais sobre os conteúdos já vistos no curso e estudar novos assuntos. Para a vida pessoal tenho a oportunidade de conhecer novas culturas, pessoas e lugares — observou a estudante.
Ela afirmou também que essa experiência é totalmente diferente, é como se estivesse acabado de entrar na universidade, pois não se conhece o local, professores e colegas de sala.
— Outra diferença é o idioma, mesmo sendo o português, têm várias palavras que possuem outros nomes e sentidos, com isso, a cada momento, aprendo algo diferente que vou levar para o resto da vida — ressaltou.