Intercâmbio Unoesc › Notícias

Professora e Acadêmica apresentam pesquisas no Congresso Ibero-Latinoamericano del Asfalto

Por: Alessandra de Barros imprensa@unoesc.edu.br
13 de Dezembro de 2017

Entre os dias 27 e 30 de novembro, a professora Gislaine Luvizão e a acadêmica Joana Finger Pasin, do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, participaram do 19º Congresso Ibero-Latinoamericano del Asfalto (XIX CILA), em Medellin, Colômbia.



A celebração da CILA tornou-se para a engenharia dos países ibero-latinoamericanos, uma reunião necessária para o intercâmbio de experiências, especialmente para apresentar os avanços tecnológicos que permitem melhorar as propriedades e a sua aplicação na construção. Os trabalhos com novos materiais desenvolvidos através de conhecimentos transversais como a Oleoquímica, Petroquímica e Nanotecnologia, entre outros. Novos processos e equipamentos e, em geral, mostram diversas tecnologias que são ou podem contribuir para o desenvolvimento do setor para torná-lo mais produtivo e competitivo. Nesta edição, focou-se em reutilização, reciclagem, materiais alternativos, desempenho do pavimento e novas tecnologias.



Durante o congresso, a professora Gislaine apresentou a pesquisa “Estudo de caso: Reciclagem profunda com adição de cimento Portland na SC 355 em Jaborá”, trabalho desenvolvido em segmento monitorado do programa de Redes, da Petrobrás, em parceria com Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.



A acadêmica Joana divulgou seu estudo de iniciação científica intitulado “Avaliação da influência do tipo de fíller no desgaste e na resistência à tração de misturas asfálticas usinadas à quente”, desenvolvido em conjunto com os professores Gislaine Luvizão (orientadora), Fabiano Alexandre Nienov e Lucas Quiocca Zampieri (colaboradores).



*Texto Engenharia Civil


Comentários