Eu, Renata Oneda Baccin sou bolsista de Iniciação Científica na Unoesc, campus de Joaçaba e aluna do curso de Direito. Desde 2011 trabalho em um projeto que não envolve só o Brasil, mas também Portugal e Espanha. O objetivo do projeto foi fazer estudos comparativos entre o poder local e o desenvolvimento destes três países.
Sob a orientação da profª Dra. Eliane Salete Filippim e coorientação do profº Dr. Joaquim Filipe Araújo e prof. Dr Enrique Alvarez, Universidades do Minho (Portugal) e Vigo (Espanha) executei meu projeto.
A expansão do conteúdo despertou em mim a vontade de seguir em frente e continuar esta pesquisa científica em 2012. Sim, pois quando se fala de três países, estamos falando de três culturas diferentes, o que me deixou ainda mais interessada. Sigo desenvolvendo minha pesquisa neste mundo que para mim é um mundo novo, a Europa. Aqui estou na Universidade do Minho (em Portugal), por intermédio do setor de mobilidade acadêmica da Unoesc. Aqui meu co-orientador é o Prof. Filipe Araújo e recentemente estive na região da Galícia (Espanha) coletando dados para a pesquisa e lá recebi muitas orientações do prof. Enrique Alvarez, da Universidade do Vigo.
São seis meses de trabalho aqui, e antes da minha chegada, eu até achei que fosse muito tempo, mas hoje percebo nas experiências que já vivi, isto se torna cada vez mais indescritível. E é aqui que também pude amadurecer e saber lidar com todas as situações e as tomadas de decisões, sempre seguindo o foco e concentrando no meu principal objetivo. Este é o mundo novo que nunca pensei que iria apreciar tanto.
Hoje, tenho no papel todos os documentos de que pesquisei nos últimos meses e mais do que isto, tenho a oportunidade de vivenciar o que está no papel e concretizar tudo na minha mente. Isso me agrega conhecimento. Conhecer novas pessoas, e consequentemente, novas culturas. Por incrível que possa parecer, na Europa tive a oportunidade de desvendar ainda mais a cultura do nosso Brasil. É de fato expetacular. Estou cercada de Erasmus (intercambistas) de todo lugar do mundo, o que me deixa ainda mais feliz. Não tem como não se encantar com a imensidão de coisas que se pode conhecer por aqui. Uma região muito bonita e de muito valor.
Viajar para a Europa é então conhecer lugares maravilhosos. Foi uma grande oportunidade e eu espero saber desfrutar muito bem de tudo o que tenho diante dos meus olhos e que levarei para toda a minha vida.