Aproveitar parte das férias para aprender um idioma e conhecer outro País. Foi o que fez a professora Alessandra Devitte, coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc São Miguel. Ela aproveitou a parceria que a Instituição tem com a Universidad del Pacífico, do Chile, e participou do Programa Intensivo de Espanhol oferecido por essa instituição.
Foram 18 dias de intercâmbio em Santiago do Chile, entre 7 e 25 de janeiro. Com foco cultural, o curso realizado pela professora Alessandra foi além das aulas de idioma e contemplou temas como os povos e cultura da América Lativa e a situação social, política e econômica do Chile. O programa também incluía passeios pela cidade de Santiago e visitas a museus e vinícolas. Os passeios, segundo a professora, serviam como prática de inserção na cultura local e exercício de linguagem.
– O programa elaborado pela Universidad del Pacífico é muito bom. Além das aulas muito bem preparadas e dos ótimos professores, a acolhida por parte do grupo de relações internacionais foi excelente – avalia Alessandra.
Ela conta que aproveitou o período em que esteve no Chile para conhecer outras regiões do país. Esteve em Puerto Varas, cidade localizada na Região dos Lagos onde conheceu o Lago Llanquihue e o vulcão Osorno, em Viña del Mar, um dos centros de veraneio mais importantes na América do Sul, e Valparaíso, cidade recentemente declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
O Programa Intensivo de Espanhol é realizado duas vezes por ano pela Univesidad del Pacífico. Ocorre sempre nos meses de janeiro e julho.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Mobilidade Acadêmica da Universidade.
Bruna Santos de Andrade