Nos dias 22 e 23 de maio, acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unoesc participaram do III Encontro Internacional de Ciências Empresariais, na Universidad de La Cuenca del Plata, na Argentina. Foram 25 estudantes acompanhados pelos professores José Eduardo Barros e Cristiane Bonatto de Moraes.
Durante a estada, conheceram práticas empreendedoras adotadas e puderam compreender os processos gerenciais das organizações, além das vivências empresariais e demais atividades desenvolvidas pelas organizações.
— A experiência proporcionou novas aprendizagens e o espaço de comprovar a teoria, bem como interação com profissionais que atuam diretamente em realidades diferentes de nosso país, ajudando as discussões acadêmicas em vários contextos — reiterou Cristiane Bonatto.
— O evento foi extremamente proveitoso, pois proporcionou, além da troca de informações acadêmicas entre os alunos do Brasil e da Argentina, também troca de cultura entre os países,o que com certeza, irá estreitar ainda mais os laços entre as universidades e também os países envolvidos — ressaltou da mesma forma, o professor José Eduardo de Barros.
O programa que oportunizou a viagem é realizado a partir da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação em articulação com a coordenação de Mobilidade Acadêmica da Unoesc e acontece por demanda e organização de agendas com as universidades estrangeiras com as quais a Unoesc mantém convênios.
Esta é a 3ª turma que é recebida pela Faculdade de Ciências Empresariais. Pelo mesmo programa, em 2016, um grupo da mesma universidade foi recebido na Unoesc de Joaçaba.
Para a Unoesc, explica a professora Cristiane, é importante, pois os acadêmicos com experiência internacional têm seus currículos enriquecidos.
— São conhecimentos específicos com análises de distintas realidades. Com isso, se projetam e se destacam com maior facilidade, permitindo maior e melhor competitividade profissional — afirmou.
No retorno, os acadêmicos realizaram uma visita ao Museu Militar.
— Fantástico dividir culturas, costumes, experimentar a gastronomia e identificar várias estratégias utilizadas. A viagem foi além do esperado, pois poder sentir na pele as diferenças que temos entre povos e lidar com essas diferenças nas atividades foi muito construtivo. Obrigado aos professores e aos colegas que formaram uma turma excepcional. Queremos agradecer em especial à Unoesc por proporcionar essa viajem à Argentina, oportunizando essa troca de ideias e cultura — comentou.