Nos dias 7 e 8 de junho, a Unoesc Chapecó recebeu a visita dos professores Katarzyna Galka, Jakub Czepek vindos da Polônia e Martin Faix e Pavel Bures, da República Techa. Eles participaram da seminário internacional sobre direitos Humanos “International Human Rights Protection Systems: is European Court of Human Rights Ready for XXI Century Challenges?” (Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos: o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos está preparado para os desafios do século XXI?, em tradução livre). O evento foi promovido pelo Programa de Mestrado em Direito (PPGD) em cooperação com as respectivas coordenações do curso de Direito de cada campus.
Os professores estrangeiros apresentaram pesquisas sobre o tema e trouxeram informações sobre a realidade Europeia ampliando o conhecimento do público presente formado por acadêmicos, professores e profissionais da área.
Para o professor coordenador do seminário internacional, Doutor Vinícius Almada Mozetic é importante destacar a relevância dos acordos internacionais para a Unoesc e a participação imprescindível de cada campi nas atividades.
— Assim conseguimos ampliar os convênios, trocar experiências e incentivar a mobilidade de acadêmicos de cursos de Graduação e Pós-graduação em países estrangeiros — comentou o professor.
Já coordenador Científico do Programa de Pós-graduação em Direito da Unoesc, professor Narciso Leandro Xavier Baez, destacou que esse é um importante momento do processo de internacionalização do strictu sensu, pois insere as pesquisas da Unoesc, com professores integrantes de universidades TOP 100, no ranking mundial.
Palestras em outros campi
Os professores da Polônia e República Tcheca partilharam seus conhecimentos em direito internacional e direitos humanos com acadêmicos de outros campi da Unoesc. Nos dias que antecederam o Seminário, eles estiveram visitando cursos de Joaçaba, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Videira e Xanxerê.
Joaçaba
Em Joaçaba, o encontro foi realizado no Auditório Jurídico, sendo ministrado pelos professores Katarzyna Galka da Polônia e o professor Martin Faix da República Tcheca. Além de um panorama sobre a realidade europeia eles comentaram exemplos de violação de direitos humanos e os desafios que estão relacionados ao tema. Participaram professores e acadêmicos do curso.
Xanxerê
Em Xanxerê, a professora Katarzyna Galka, da Polônia, abordou o assunto “Proteção dos direitos humanos na Europa: introdução”, já o professor Martin Faix da República Tcheca que falou sobre o tema “Desafiando violações de direitos humanos cometidas por organizações internacionais”.
Além dos acadêmicos, participaram mediando os trabalhos, o professor Vinicius Almada Mozetic, pós-doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e o professor Vinicius fez sua graduação em Direito na Unoesc Chapecó e foi coordenador do curso de Direito aqui do Campus de Xanxerê.
Pinhalzinho e São Miguel do Oeste
Em Pinhalzinho e São Miguel do Oeste as palestras foram ministradas pelo professor da Polônia, Jakub Czepek e pelo professor da República Tcheca, Pavel Bures.
— Os palestrantes possibilitaram a troca de informações sobre a realidade brasileira e europeia. Além de uma fala teórica e conceitual sobre o tema, repassaram com maestria exemplos de violação de direitos humanos analisados pela corte europeia — destaca o coordenador do curso de São Miguel do Oeste, professor Peterson Fernando Schaedler.
Para a coordenadora do curso de Pinhalzinho, professora Gabriele Schmitz, o evento contribuiu de forma significativa para a formação acadêmica.
— O tema é relevante e instigante e nossos alunos participaram com inúmeras intervenções — acrescenta a professora.
A acadêmica Thayane Cerneski observa que a palestra despertou o seu interesse em observar a aplicação do Direito em diferentes países.
— Percebemos que os direitos humanos vão muito além das normas a serem observadas, tratam-se das diferentes realidades que as pessoas vivem nos diferentes países e o que está sendo feito pela harmonia social em âmbito internacional — comenta a aluna.
Seminário com o Ministério Público de Santa Catarina
A agenda dos professores da República Tcheca e Polônia contemplou ainda, a participação no seminário internacional "Sistemas de Proteção de Direitos Humanos e o Papel do Ministério Público", realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e coordenado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
Os especialistas internacionais participaram do evento devido a um acordo de cooperação do MPSC com a Unoesc, e que se desenvolve, especialmente, por meio do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Direito da Universidade que foi representado pelo professor Vinicius Almada Mozetic e pelo Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xaxim e mestrando do curso, Diego Roberto Barbiero.
Na oportunidade, o programa de mestrado, que criou uma rede internacional de pesquisa em Direitos Fundamentais, apresentou resultados de alguns dos seus projetos de pesquisa.
*Com informações todos os campi e MPSC