Intercâmbio Unoesc › Notícias

Mestrado em Biociências e Saúde promove palestra sobre vírus HPV e câncer

Por: Alessandra de Barros imprensa@unoesc.edu.br
23 de Julho de 2018

Acadêmicos de Medicina, Odontologia e Enfermagem além de professores e profissionais da área da saúde estiveram reunidos, no dia 20 de julho, no auditório da Área das Ciências da Vida e Saúde (ACVS) no campus 2 da Unoesc Joaçaba participando de uma palestra sobre o papiloma vírus humano (HPV) e câncer de cabeça e pescoço. Os assuntos foram abordados pelo pesquisador doutor Frederico Gleber Netto.



Graduado em odontologia e mestre em Patologia Bucal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e doutor em oncologia pelo AC Camargo Cancer Center, doutor Frederico, mora e executa pós-doutoramento no MD Anderson Cancer Center, Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Além disso, tem experiência nas áreas de genômica (sequenciamento de DNA em larga escala), biomarcadores do câncer e no uso da saliva como meio diagnóstico e prognóstico.



Em sua fala, o pesquisador apresentou os resultados de suas pesquisas sobre o papel do HPV como agente causal do câncer de cabeça e pescoço. Segundo ele, há algumas décadas, os tumores na região da orofaringe eram muito associados com o uso de cigarro e álcool, porém, com as políticas públicas de inibição do consumo de tabaco percebeu-se pacientes desenvolvendo tumores relacionados a infecção por HPV. Ele afirmou ainda, que não se sabe exatamente se esses tumores causados por HPV já existiam antes da inibição do tabaco, mas, estudos evidenciam, que o número de pacientes infectados pelo vírus aumentou.



— Os alunos precisam sair da universidade com a ideia de que irão vivenciar a atividade profissional com uma característica clínica absolutamente distinta do que aquela que seus professores viveram. E o desafio é conhecer e entender essas mudanças — afirmou o professor doutor Frederico Gleber Netto.



A palestra foi promovida pelo Mestrado em Biociências e Saúde, que também oportunizou que seus alunos tivessem uma aula com o pesquisador. Essa foi primeira vez que o Dr. Frederico veio à Unoesc.



— O objetivo, além de compartilhar conhecimento técnico com os acadêmicos, foi aproximar o Programa de Mestrado dos cursos de Graduação. Buscamos oportunizar que os acadêmicos tenham contato com um importante pesquisador na área, e que possam entender um pouco como funciona a ciência e a pesquisa de ponta fora do país — afirmou o professor Antuani Baptistella, que atuou na organização da atividade.


Comentários