Intercâmbio Unoesc › Notícias

Convênio possibilita estágios em fazendas e empresas rurais de vários países

22 de Fevereiro de 2012

Em março, a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Unoesc realizará encontros nos Campi de São Miguel do Oeste, Xanxerê e Campos Novos para divulgar o convênio mantido pela Unoesc com a Communicating for America Education Program (CAEP), uma organização que oferece programas de estágios práticos em vários países para estudantes da área agropecuária.



Segundo a professora Irene Aparecida e Sá Affolter, coordenadora de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica no Campus de Xanxerê e agente da CAEP na região, as datas dos três encontros ainda não estão confirmadas, mas acontecerão durante o mês de março, com a intenção de motivar os estudantes já nos primeiros meses do ano letivo.



Ela adianta, no entanto, que o objetivo maior é informar os acadêmicos dos Cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária a respeito da existência, normas e formas de acesso ao convênio com a CAEP, como também de que essa parceria possibilita a realização de estágios curriculares ou não, desde que sejam em área afins ao curso de graduação e visem ao aprimoramento técnico, prático, teórico, científico e cultural do aluno.



Os estágios podem ser desenvolvidos em fazendas ou empresas rurais por seis ou 11 meses, conforme a escolha do aluno. Durante esse período, os estudantes recebem alojamento, alimentação e remuneração, o que facilita sua permanência no exterior.



A Unoesc mantém convênio com a CAEP desde 2008. Até agora, quatro estudantes do Campus de Xanxerê realizaram estágios no exterior por meio dele, todos optaram pelo prazo maior de permanência.



“Os estudantes retornam ao Brasil com ofertas de empregos nas maiores e mais renomadas empresas da área. É surpreendente o diferencial que eles conquistam nos seus currículos com esta experiência lá fora”, conclui a professora Irene.


Comentários