Intercâmbio Unoesc › Notícias

Acadêmicas dos cursos de Direito e Psicologia da Unoesc realizam intercâmbio em Portugal

Por: Fabiane De Carli Tedesco fabiane.tedesco@unoesc.edu.br
26 de Outubro de 2018

As acadêmicas da Unoesc Chapecó Letícia Sales de Abreu, do Curso de Direito, e Juliana Maria Lermen, do Curso de Psicologia, realizam intercâmbio na Universidade do Minho, em Portugal, via Programa de Mobilidade Acadêmica da Unoesc e relatam como está sendo a experiência.



Juliana está cursando disciplinas junto ao Mestrado em Psicologia Aplicada:



— Ser aluna numa das faculdades mais conceituadas do mundo está sendo algo inexplicável. A experiência de conviver com acadêmicos de várias culturas e professores renomados, que muitas vezes servem de referência nos estudos no Brasil, com certeza me dará muitos retornos, tanto no âmbito pessoal, quanto no âmbito profissional. Além da experiência de intercâmbio na Universidade do Minho, estou na residência universitária e sentar a mesa com pessoas de várias nacionalidades é algo rico e único.



— Durante meu processo de candidatura, eu li em algum lugar: “não há melhor experiência na vida de um estudante do que um intercâmbio.” Agora estou aqui em Braga provando e comprovando isso. As dificuldades no caminho foram muitas, mas a recompensa é magnífica. Sou imensamente grata a minha coordenação e à Unoesc – relata Juliana.



Letícia está cursando disciplinas junto ao Curso de Direito:



— Eu nunca gostei da mesmice, de estar sempre com a mesma rotina e isso me levava sempre a tomar decisões a mudar o percurso; nunca tive medo de me arriscar para viver algo novo. Sempre preferi “fazer” do que ficar pensando “E se...”. Entretanto, minha chegada em Portugal tem sido muito diferente do que estava esperando e isso torna-se cada vez mais desafiador. Me sinto pequena na imensidão de culturas, costumes, línguas e sotaques que me rodeiam; do mesmo modo que me sinto lisonjeada pela oportunidade de aprender e estudar nesse mundo paralelo ao meu – diz Letícia.



— Escolhi matérias que me interessavam, enquanto acadêmica de Direito, como a Delinquência Juvenil, que trata sobre quais os crimes cometidos pelos jovens/adolescentes, quais os fatores que leva-os a se render à criminalidade e qual a punição adequada para eles. Espero que até o final da matéria possa compreender melhor e, assim, colaborar de alguma forma com a justiça brasileira. Mas, além de estar aprendendo matéria, conteúdo, aprendi a dar valor ao meu país e a enxergar que nem todas as críticas que fizemos são totalmente reais; a dar valor para as pessoas que amamos e sempre tratar toda a gente (como dizem aqui em Portugal) com respeito e educação acima de qualquer coisa. Ainda faltam cinco meses para esta experiência chegar ao fim, mas tenho certeza de que até lá terei construído uma pequena nova família nesta cidade, serei uma aluna com um conhecimento a mais e terei evoluído espiritualmente, me tornando uma pessoa melhor.



A coordenadora local de mobilidade acadêmica da Unoesc Chapecó, Professora Daiane Pavan, destacou que o intercâmbio é uma oportunidade de aprimoramento pessoal e profissional transformadora na vida dos acadêmicos. Segundo a professora, em 2019 serão mais quatro estudantes em intercâmbio na Espanha, México e Portugal.



Informações sobre o intercâmbio acesse o site.



* Texto: Unoesc Chapecó


Comentários