Nos dias 13 e 14 de dezembro, representantes do Mestrado Acadêmico em Direito estiveram na República Tcheca participando do Workshop Internacional “Universal and Regional Systems of Human Rights Protection: the Constant Process of Construction and Reconstruction, (“Sistemas universais e regionais de proteção dos direitos humanos: o processo constante de construção e reconstrução", em tradução literal), evento esse que foi organizado e promovido pela Unoesc e pela Universidade de Palacky (Palacky University). Também participaram os representantes de Universidades da Inglaterra, França, Polônia, Marrocos e Rússia.
O evento internacional, realizado na semana passada, contou com a participação do Procurador Geral de Justiça, doutor Sandro José Neis e do Promotor de Justiça doutor Diego Barbiero, ambos representando o Ministério Público do Estado de Santa Catarina, instituição conveniada com a Unoesc.
Para o Procurador-geral de Justiça, Dr. Sandro Neis, a interação entre o Ministério Público e a academia é fundamental para que todos os atores envolvidos na implementação dos direitos fundamentais aprimorem suas atuações.
— O Ministério Público do Estado de Santa Catarina sentiu-se honrado em participar das atividades, pois foi possível mostrar à comunidade acadêmica internacional ações concretas que visam a proteção dos direitos humanos no Brasil, especialmente em Santa Catarina — afirmou.
Já, o doutor Diego Barbiero, atualmente cursando o Mestrado da Unoesc, destacou:
— Tive a oportunidade de representar o Ministério Público do Estado de Santa Catarina e ao mesmo tempo descrever como é a nossa atuação no Brasil. Na condição de mestrando, fiquei muito feliz a agradecido a Universidade do Oeste de Santa Catarina, pois pude apresentar resultados das minhas pesquisas —salientou.
Representando o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o doutor Francisco Motta, afirmou:
— Como membro do Ministério Público do RS e como professor de uma Faculdade familiarizada com a instituição (FMP), fiquei duplamente honrado com a oportunidade de participar do workshop realizado na Palacky University. A proteção dos direitos humanos deve ocupar o topo das preocupações de todo promotor de justiça e de todo professor de Direito. Eventos como esse ajudam a diminuir o "gap" entre a academia e a prática profissional, tornando ambas atividades mais efetivas e interessantes — disse.
Na oportunidade, os professores do Programa de Pós-Graduação (PPGD) Mestrado em Direito da Unoesc, doutor Vinícius Almada Mozetic e o doutor Rogério Luiz Nery da Silva, além de palestrantes no evento, também cumpriram importante agenda com os representantes do MPSC e MPRS, visitando a Corte Constitucional da República Tcheca, o Gabinete do Procurador do Estado Supremo, em Brno e ao Alto Gabinete do Ministério Público em Praga.
O evento também serviu para consolidar os projetos descritos nos acordos internacionais entre as universidades participantes, e que são supervisionados e contam com a importante participação da Coordenadoria Geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Unoesc.
Por fim, o Programa de Pós Graduação - Mestrado em Direito (PPGD) agradece o suporte oportunizado pelo Corpo Diretivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), sem o qual essas realizações não seriam possíveis.
*Texto: Mestrado em Direito