Intercâmbio Unoesc › Notícias

Unoesc promove viagem acadêmica de internacionalização para Espanha

Por: Adriano França imprensa@unoesc.edu.br
25 de Janeiro de 2019

A Unoesc em consonância com a realidade de um mundo globalizado compreende a necessidade de consolidar e promover a internacionalização de seus acadêmicos. Através de parcerias internacionais, a universidade destaca-se em diferenciação e qualidade na formação da sua comunidade acadêmica, construindo pontes na área de pesquisa, extensão e inovação. Nesse sentindo, o intercâmbio de conhecimentos assume relevância e constitui prioridade para a Instituição.



Por essa razão, entre os dias 13 e 26 de novembro, acadêmicos dos cursos de Engenharia e de Direito da Unoesc, sob a orientação dos professores Júlio Cesar Ribeiro Lyra, Roseli Rocha Moterle, Sergio Marqueze e Pablo Martins Belchor, estiveram visitando as cidades de Barcelona, Madri e Valência na Espanha. A viagem objetivou promover uma experiência científica e cultural aos alunos e professores envolvidos.



Em Madrí, os acadêmicos visitaram uma das maiores instituições científicas da Espanha, o Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (Ciemat). Na área de medicina nuclear, foi mostrado um equipamento que está sendo desenvolvido no instituto, uma máquina de raio x que consegue diagnosticar o câncer de próstata, sem a necessidade do exame convencional (toque). É importante salientar que o Ciemat mantém parceria com a Unoesc.  Além disso, os acadêmicos e professores visitaram os principais pontos turísticos da cidade, como o Museu del Prado e o museu Reina Sofia, onde se encontra a obra de arte Guernica, do renomado artista, Pablo Picasso.



Em Barcelona, os alunos conheceram a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), outra parceira da Unoesc.



— Nós tivemos um encontro com a equipe de pesquisadores ligada à Engenharia Química, na oportunidade vimos várias pesquisas ligadas ao tratamento de resíduos urbanos, hospitalares e como é possível a produção de energia a partir desses resíduos— relembra o professor Pablo Martins Belchor.



A Igreja da Sagrada Família, e o Parque Güell, lugar onde morou o famoso arquiteto catalão, Antoni Gaudí, foi ponto de visitação dos estudantes.



Por fim, na cidade de Valência, os acadêmicos participaram de um curso sobre empreendedorismo promovido pela Universidade Politécnica de Valência (UPV). O curso, que disponibilizou certificados aos participantes, além das aulas teóricas envolveu visitas técnicas à várias empresas.



—Visitamos a fábrica montadora da Ford, uma das mais modernas do mundo e o que mais nos chamou a atenção foi a filosofia adotada pela empresa: o just on time, que é um aprofundamento do just in time, e tem como filosofia o sincronismo entre uma grande empresa e seus fornecedores, — comenta o professor.



Dentro da universidade destacaram-se dois pontos principais visitados, uma casa toda produzida por uma impressora 3D e o centro de incubação de empresas, durante a visita os alunos e professores conheceram também centros de pesquisa ligados à produção de energia limpa e puderam acessar um protótipo de veículo para transporte público que visa alcançar 1000 km/h de velocidade.



— A viagem contribuiu para a internacionalização e para o surgimento de parcerias com projetos científicos, eu tive uma conversa com os pesquisadores da área de energia com o objetivo de promover em 2019, uma pesquisa conjunta ligada as células à combustível, e pretendemos gerar publicações em função dessa parceria—reiterou o professor Pablo.



A Unoesc assumiu o compromisso com a internacionalização em 2010, quando criou o Programa de Mobilidade Acadêmica e instituiu uma coordenadoria específica para planejar e implementar ações estratégicas com esta finalidade e horizonte.


Comentários