Os acadêmicos Leandro Marques e Marcia Garbin, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, por meio da AIESEC — maior movimento de liderança jovem do mundo, estão realizando intercâmbio no México, onde desenvolvem estágios em escritórios de Arquitetura e Urbanismo.
O intercâmbio, segundo a professora Inara Pagnussat Camara, é um momento intenso e que proporciona crescimento pessoal e profissional.
— Nele podemos perceber como somos capazes de fazer muito mais do que imaginamos, somos mais independentes, temos conhecimento e, às vezes, não os colocamos em prática — apontou.
Para Marcia Garbin, é uma experiência única e gratificante:
— Além de conhecer imergindo em nova cultura, morar na casa de uma família mexicana tradicional é um mergulho na cultura local, que não seria possível de outra forma. Adquirimos experiência que ficará marcada por toda a vida— afirmou a aluna.
Já, o acadêmico Leandro Marques ressalta que, a ideia de fazer um intercâmbio surgiu com a vontade de conhecer uma nova cultura e arquiteturas diversas:
— Está sendo uma experiência incrível porque fugimos totalmente da rotina que tínhamos no Brasil. Você aprende a se tornar uma pessoa mais independente e capaz de resolver problemas mais complexos. O México tem uma cultura riquíssima e aprendemos algo novo todos os dias, além de praticar outra língua — concluiu.
A AIESEC é uma plataforma internacional inserida em vários países, que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio.