Intercâmbio Unoesc › Notícias

Acadêmicas da Unoesc realizam estágio no setor de energias na Espanha

Por: Eliza Marta Chiarello imprensa@unoesc.edu.br
07 de Fevereiro de 2019

As acadêmicas do curso de Engenharia Bioenergética da Unoesc Xanxerê Anne Caroline Caliari e Juliana Cristina Streck realizaram intercâmbio no Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas – CIEMAT, com sede em Madri, na Espanha.



Este intercâmbio surgiu a partir da busca pessoal e profissional das acadêmicas em realizar o estágio supervisionado de final de curso. As alunas da Unoesc Xanxerê desenvolveram o estágio na área de métodos de caracterização de módulos fotovoltaicos, utilizando simuladores laboratoriais para diferenciação de lâmpadas LED dos principais fabricantes deste produto na Espanha.



— O intercâmbio oportuniza aprimoramento pessoal e profissional de forma transformadora na vida dos acadêmicos, sendo um diferencial para suas vidas. Este contato com um dos maiores centros de pesquisa da Europa e do mundo com pesquisadores renomados, vivenciando na prática tecnologias inovadoras em energias renováveis — afirmou a então coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Bioenergética da Unoesc Xanxerê, professora Graciele Barbieri de Carvalho.



A cooperação internacional da Unoesc tem promovido oportunidades de grande amplitude junto com parceiros internacionais. Neste caso, o CIEMAT na Espanha, órgão no setor de energias do governo espanhol, foi de grande relevância disponibilizando profissionais renomados para supervisionar as práticas laboratoriais das alunas durante os estágios obrigatórios. 



— No processo educacional observar novas tecnologias e interagir com as mesmas, gera uma disseminação do conhecimento proporcionando na prática, compreender como os aspectos vitais quanto à inovação e sustentabilidade são importantes. Além da diferenciação de currículo destas futuras profissionais — destacou a coordenadora geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica, professora doutora Kaline Zeni. 



A mobilidade acadêmica e a internacionalização da Unoesc com o ensino, pesquisa e extensão trazem um mundo de oportunidades e a cada ano se destaca com parcerias renomadas no exterior. 



EXPERIÊNCIA ACADÊMICA



Anne Caroline Caliari realizou intercâmbio de três meses no Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales Y Tecnológicas (CIEMAT), Laboratório de Energias Renováveis recebendo supervisão do estádio na Espanha do professor Felix Garcia Rosillo e tendo como orientador na Unoesc o professor Maxwell Martins de Menezes.



— A experiência do intercâmbio foi gratificante pelo aprendizado no laboratório na área de medição do fluxo luminoso de lâmpadas LED e pela cultura e modo de trabalho. Além da parte acadêmicas, aprendi bastante o idioma deles e a gastronomia, bem diferente da nossa — afirmou a acadêmica da Unoesc Xanxerê.



Na parte turística, o que mais impressionou foram os palácios e igrejas. Na Europa tudo é mais fácil do que aqui no Brasil, desde conhecer outras cidades da Espanha e de outros países devido a facilidade no transporte, tanto público quanto particular e a compra de passagens aéreas.



Também chamou a atenção no estágio a arquitetura bonita de Madrid, com muitos parques e jardins, porém, lá só chove mesmo no inverno. Rios são secos e as árvores e a vegetação ficam secas até o início do outono.



— O intercâmbio é uma experiência incrível que te faz conhecer o mundo da forma que ele é e assim ter uma visão diferente. Acima de tudo, faz a gente perceber que o Brasil é um lugar maravilhoso e temos muita sorte por morar aqui — finalizou Anne Caroline Caliari.


Comentários