Intercâmbio Unoesc › Notícias

Estudantes de Psicologia da Unoesc retornam de intercâmbio e relatam experiências inesquecíveis

Por: Karine Bender imprensa.smo@unoesc.edu.br
18 de Fevereiro de 2019

As acadêmicas de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste, Janaína Paulus e Bruna Belegante, retornaram, neste início de ano, do intercâmbio realizado na Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal. Na bagagem, elas trouxeram muitas histórias para contar e experiências para a vida.



Bruna ficou quase um ano em Portugal. Ela relata que a paixão pelas obras de José Saramago e de outros escritores portugueses despertaram nela a curiosidade pelo país.



— O intercâmbio me proporcionou muitas experiências importantes para a minha vida pessoal e profissional. Conheci lugares, culturas e pessoas diferentes e viajei sozinha para diversos países — conta Bruna.



Durante o intercâmbio, ela cursou as disciplinas de Criminologia e Justiça Criminal: crime e representações mediáticas; Delinquência Juvenil; Introdução à Criminologia; Perfis Criminais e Cena do Crime; Prevenção do Crime; Psicologia e Diversidade e Psicologia Criminal e do Ofensor. No segundo semestre, cursou três disciplinas de mestrado: Avaliação e Intervenção Social, Comunitária e Organizacional II; Avaliação em Psicologia Aplicada II e Investigação em Psicologia Aplicada II.



Quando não estava estudando, a acadêmica aproveitava para conhecer outros países. Além de Portugal, conheceu Espanha, Andorra, Marrocos, Inglaterra, Irlanda, República Checa, Hungria, Polônia, Áustria, Itália, Malta e Bélgica.



EXPERIÊNCIAS PARA A VIDA



A acadêmica Janaína Paulus ficou um ano em Portugal. Ela conta que o intercâmbio foi um momento de redescoberta.



— O intercâmbio me possibilitou ver quem eu realmente sou e o que eu realmente quero para mim. Fiz amizades com pessoas de diversas nacionalidades, que se tornaram a minha segunda família — detalha a futura psicóloga, acrescentando que, futuramente, poderá estabelecer parcerias com empresas e pessoas que manteve contato.



Janaína cursou oito disciplinas na Universidade do Minho: Avaliação e Intervenção Psicoeducacional II; Avaliação e Intervenção Social, Comunitária e Organizacional II; Avaliação em Psicologia Aplicada II; Psicologia Criminal e do Ofensor; Psicologia e Diversidade; Delinquência Juvenil; Psicofarmacologia; Perfis Criminais e Cena do Crime.



Além de estudar, aproveitou para viajar durante o intercâmbio. Ela conheceu nove países: França, Alemanha, Polônia, Hungria, Eslováquia, Áustria, República Tcheca, Reino Unido e Espanha. Em Manzaneda, na Espanha, realizou um dos seus sonhos de infância: pisou pela primeira vez na neve. Conheceu a Torre Eiffel de Paris e a London Eye de Londres. Emocionou-se no Campo de Concentração de Auschwitz e Birkenau localizado na Polônia.



— Esse foi um dos lugares mais impactantes que conheci. Despertou em mim um misto de emoções por tantos sonhos exterminados naqueles locais — salienta Janaína. Ela também visitou pontos turísticos, que considera marcantes, em Budapeste e Madrid.



 Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o intercâmbio possibilita ao acadêmico conhecer novas realidades, culturas, exercitar outra língua e trocar experiências profissionais com pessoas de diversas nacionalidades.



— Além disso, contribui para conhecer como é a construção da subjetividade do sujeito em outra esfera da Psicologia — destaca a professora.


Comentários