Por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica, Maria Fernanda Peretti, aluna da 9ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, está realizando intercâmbio no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) em Portugal.
Fernanda conta que se mudou no mês de fevereiro para a cidade portuguesa com o objetivo de aprofundar os estudos em Contabilidade e Finanças e outras disciplinas inerentes ao curso. Incentivada pelo pai, assegura que está concretizando um sonho, visto que além dos estudos, está tendo a oportunidade de conhecer costumes, cultura e lugares encantadores e alguns países que nem sonhava em visitar.
—Com certeza o intercâmbio é uma experiência engrandecedora e gratificante, tanto no âmbito acadêmico/profissional, quanto pessoal — disse.
Ela explica que no começo teve dificuldades devido a alguns fatores, como o formato da grade curricular, horários das aulas, provas e as formas como os professores ministram o conteúdo. No entanto, foi se adaptando e o aproveitamento está acima da expectativa.
— Além das disciplinas que precisava cursar, acabei por inscrever-me em outras diferentes da minha grade original, como marketing e inglês para agregar ainda mais conhecimento ao meu currículo — afirmou Maria Fernanda.
Ao morar próximo ao IPS, na residência de estudantes, Maria Fernanda conta que teve a oportunidade de conhecer muitos portugueses e também pessoas de outras nacionalidades, que lhe acolheram e, ao longo dos meses que passaram juntos, criou laços de amizade e companheirismo. Afirmou ainda, que mais do que qualquer coisa, a experiência intercultural ensinou muito sobre a vida, as mudanças, escolhas, o respeito com o ser humano e amor ao próximo.
— Meu sincero agradecimento à Unoesc que me proporcionou esta oportunidade maravilhosa, e a todas as pessoas que incentivaram e acompanharam minha jornada até aqui. Em especial ao meu pai, que sempre apoiou meu sonho, acreditou na minha força e confiou no meu potencial, além da coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Kemylli Farinon, a qual deu o suporte necessário em toda a preparação para esta experiência. Eu não poderia estar mais realizada, e agradeço a todos, que de uma maneira ou de outra, ajudaram-me a realizar este sonho — concluiu Fernanda.