Inara Pagnussat Camara, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira participou nos dia 10 e 11 de julho, de uma reunião de Lançamento do BR Cidades em Portugal. O evento foi organizado pela Universidade de Aveiro, ISCTE - IUL, FCSH - UNL, Coletivo Andorinha e Mulheres na Arquitetura.
A palavra foi conduzida pela arquiteta Ermínia Maricato, uma das fundadoras do (atualmente extinto) Ministério das Cidades e autora de vários livros relacionados à política urbana.
O projeto Brasil Cidades surgiu da constatação das grandes transformações que sofrem as cidades no Brasil e no mundo, num período de restrições democráticas e acirramento das injustiças urbanas. Ele foi inspirado na experiência do Movimento de Reforma Urbana dos anos 1970 e 1980, fundamental para a redemocratização do Brasil.
O BR Cidades foi criado com o objetivo de elaborar, através da construção social, um projeto para as cidades do Brasil, no médio e longo prazo, tendo como parâmetros a justiça espacial, intraurbana e regional, a sustentabilidade social, econômica e ambiental; o combate a toda sorte de desigualdade, o respeito à diversidade geográfica e cultura, o controle social e o respeito aos recursos públicos.
Inara Pagnussat Camara afirma que o projeto tem como responsável a arquiteta Ermínia Maricato, e conta ainda com a participação de um grupo o dinâmico de colaboradores, em resposta as dificuldades surgidas nos últimos anos, cuja formulação inicial foi feita na Frente Brasil Popular.
— Por meio de núcleos instalados em todos os estados brasileiros, ele propõe ações coletivas em torno de uma agenda urbana comum. A principal finalidade é garantir para a população, um futuro com mais justiça social, econômica, ambiental, territorial e urbana— explica.
A professora Inara Pagnussat Camara, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, está em Lisboa - Portugal, onde realiza seu doutoramento na Universidade de Lisboa e acompanhou a apresentação do programa que está relacionado ao seu trabalho de pesquisa.
Ela explica que o doutorado é parte do Programa do 3º ciclo de Doutoramento em Arquitetura, Urbanismo e Design, em regime intensivo com foco no Urbanismo.
Inara explica que sua pesquisa se desenvolverá focada na introdução da ferrovia São Paulo - Rio Grande, e a formação das cidades no Oeste Catarinense pós Guerra do Contestado, compreendendo a gênese e morfologia destas cidades com destaque para Videira, Caçador e Joaçaba.
— Compreender como nossas cidades se formaram e se desenvolveram nos permite ir além de paradigmas de estruturação cultural que criamos, colocando em prova a cultura e enraizamento de um povo. Evita conflitos de planejamento, gestão e governança, desfocados e desconectados da forma urbana e da estrutura que nossas cidades apresentam na sua gênese, — finaliza.
Durante o encontro de apresentação do programa, foram discutidas questões como a intenção de criar um núcleo do BR Cidades em Portugal, privatização do espaço público, sempre com foco na realidade brasileira e nos conflitos territoriais e de governança que vivemos, desde a ditadura até os dias atuais.