Os cursos de Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Direito e Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho promoveram, recentemente, a mesa-redonda "Violência estrutural, machismo estrutural e assédio: um olhar interdisciplinar". O evento contou com a participação da Universidad de la Cuenca del Plata da Argentina (UCP) e da Universidad El Bosque da Colômbia. Mais de 300 pessoas participaram da atividade.
Durante a mesa-redonda, foram abordados temas sobre as violências, machismo e assédio, os preconceitos e a discriminação nos ambientes educacionais e profissionais dos municípios, Estados e País. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, professora Lisandra Antunes de Oliveira, é fundamental discutir o tema a partir de diversas perspectivas.
— Esse diálogo entre as universidades foi fundamental, já que aproximou e estreitou laços, surgindo outros projetos a partir desse momento. O diálogo entre os cursos e os centros acadêmicos também foi de suma importância, pois demonstrou a relação de acolhimento que a Universidade tem às pautas que são debatidas na sociedade — avalia a professora.
O coordenador de Psicologia, professor Álvaro Cielo Mahl, avaliou de forma positiva a atividade.
— É importante para vermos e compreendermos as diversas formas de manifestação dessa realidade, em diversas culturas e sob vários ângulos, para que possamos pensar e planejar, coletivamente e de forma mais robusta, ações de combate e luta contra todo e qualquer tipo de violência — afirma o professor.
Para a coordenadora de Pedagogia, professora Janes Cerezer Köhnlein, o debate com outras universidades fortalece conceitos e posturas diante das práticas de violência.
— Tratar esse tema de forma interdisciplinar reafirma o compromisso que temos de refletir sobre temas cotidianos, mas com uma certa complexidade, uma vez que os aspectos culturais, sociais e pedagógicos estão diretamente ligados à organização dos processos de vida do acadêmico — ressalta a professora.
O coordenador do curso de Direito, Peterson Schaedler, destaca a importância de debater o tema.
— A compreensão das causas históricas, de formação da sociedade e do comportamento do homem são fundamentais para uma visão holística do problema, contribuindo para a correta aplicação do Direito no caso concreto — destaca o professor.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Leandra Daiprai, observa que os eventos realizados de forma remota estão contribuindo para promover debates com outras universidades, trazendo outras realidades.
— É importante debater esse tema de forma interdisciplinar, para possibilitar as diferentes formas de abordagem, que podem ser feitas em função da área de formação de cada profissional e das vivências de cada pessoa — conclui a professora.
MINISTRANTES DA MESA-REDONDA
A mesa-redonda teve como ministrantes, a psicóloga e professora da UCP, Mariana Alassia; a psicóloga e professora da UFSC, Suzana Tolfo; a pedagoga da UPF Rosanita Vargas; a psicóloga e diplomada da Unoesc, Eloisa Bido; a advogada e professora da Unoesc, Elaine Chielle e a psicóloga Carine Lazzari. Participaram também as presidentes dos Centros Acadêmicos dos cursos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, Fernanda Preuss e Kamila Rabuske; a presidente do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Camilli Giongo e a presidente do Centro Acadêmico de Direito, Laura Kroth.
*Texto Karine Bender/ Ascom São Miguel do Oeste