Intercâmbio Unoesc › Notícias

Unoesc fortalece cooperação internacional com México e promove parceria com EUA

Por: Unoesc
19 de Dezembro de 2014

Entre os dias 8 e 11 de dezembro, dirigentes e professores da Unoesc visitaram a Universidade Autônoma de Chihuahua, no México e aUniversidade do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos. O objetivo da viagem era visitar as instalações das universidades, conhecer os modelos de ensino e aprendizagem, além de estabelecer acordos bilaterais de intercâmbio. Em 2015, professores e acadêmicos poderão participar de editais para mobilidade acadêmica de curta ou longa duração, estágios curriculares obrigatórios e projetos de pesquisa conjunta.



A comitiva da Unoesc era formada pelo reitor Aristides Cimadon, pela coordenadora de Mobilidade Acadêmica na Unoesc Joaçaba Kaline Zeni, pelo secretário executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) Paulo Ivo, pelo vice-reitor do campus de Xanxerê Genesio Teo e pela coordenadora da Mobilidade Acadêmica na Unoesc Xanxerê Irene Aparecida e Sá Affolter.



— Vamos alinhar um plano de trabalho conjunto para a troca de professores que irão atuar no ensino de língua portuguesa e espanhola e, ao mesmo tempo, trabalhar a troca de alunos do curso de medicina e também das áreas como biotecnologia, saúde, agro business e educação — relata Kaline Zeni.



Com relação a validação de créditos, o processo vai acontecer da mesma maneira que ocorre com as outras universidades estrangeiras. A coordenação do curso da Unoesc avalia a matriz curricular de Chihuahua e seleciona previamente os componentes curriculares que poderão ser cursados, considerando os requisitos de regimento interno para que no retorno não exista nenhum problema para serem validados.



Os editais para essa seleção de professores e estudantes intercambistas para 2015 serão publicados, ao longo do ano, no site e nas redes sociais da Unoesc.



UNIVERSIDADE DE CHIHUAHUA



Na Universidade de Chihuahua, a Unoesc participou da cerimônia de 60 anos desta instituição e esteve em destaque como representante das universidades latinas conveniadas. Além disso, a comitiva teve a oportunidade de conhecer a história e o padrão de referência dessa universidade pública estadual na província de Chihuahua, bem como o período de revolução do México.



Ainda neste país, o grupo visitou a Faculdade de Medicina, a Clínica Escola e dois hospitais. Primeiramente, o Hospital Central de Chihuahua, monumento da revolução de 1840, que mantém toda a estrutura externa já tombada, mas que internamente contempla o que há de mais avançado em tecnologia de ponta. Em seguida, o Hospital Infantil de Chihuahua onde o aluno vivencia a prática do ensino e aprendizagem logo que ingressa nos estudos.



A comitiva da Unoesc também conheceu a Faculdade de Zootecnia e Ecologia, que abrange os cursos de Nutrição e as Engenharias de Alimentos, Florestal e Sanitária. Essa instituição oferece mestrado e doutorado em linhas de pesquisa que a Medicina Veterinária já trabalha na Unoesc. No campus de Xanxerê, por exemplo, o projeto de mestrado em Sanidade e Produção Animal, que será submetido a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para aprovação, começa a construir uma parceria de trabalho em conjunto com os professores de Chihuahua.



UNIVERSIDADE DO ESTADO DE OKLAHOMA



Nos Estados Unidos, o grupo visitou a Universidade do Estado de Oklahoma e discutiu um memorando de intenções para que futuramente seja consolidado um convênio de cooperação, assim como o da Universidade de Chihuahua. Além disso, participaram da cerimônia de graduação de 200 mexicanos intercambistas.



A Universidade, que se destaca pela excelência no ensino e na pesquisa, possibilita também trabalhar com o centro de pesquisa de Desenvolvimento de Negócios Internacionais para Pequenas e Médias Empresas. Essa parceria poderá estar vinculada ao Mestrado Profissional de Administração da Unoesc e também a realização de congressos e seminários sobre o cenário global dos negócios.



Fonte: Unoesc Oficial


Comentários