Intercâmbio Unoesc › Notícias

Doutorando em Administração relata experiência de intercâmbio na Universidade do Porto em Portugal

Por: Adriano França imprensa@unoesc.edu.br
11 de Maio de 2021

O Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da Unoesc Chapecó, Dulcimar José Julkovski, está realizando, durante os meses de abril, maio, junho e julho, um intercâmbio na Universidade do Porto, cidade do Porto em Portugal.



Em fase final de doutoramento, Dulcimar pesquisa os campos da sustentabilidade, empreendedorismo e dinâmicas territoriais, que compreende os estudos de sustentabilidade e sua influência nas dinâmicas territoriais, considerando os aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais, políticos, institucionais, em contextos organizacionais e territoriais. Investiga temáticas associadas ao empreendedorismo, orientação empreendedora, inovação, habitats de inovação, cooperações, operações e cadeias sustentáveis, a espacialização das atividades econômicas e assimetrias regionais nos contextos dos Modelos de Negócios Circulares e Inovação Sustentadora e Disruptiva no mercado Cervejeiro Artesanal de Santa Catarina e Porto.



Segundo Dulcimar, desde o início do Doutorado, foi estimulado pela orientadora no Brasil, a professora Doutora Simone Sehnem a buscar um intercâmbio e a partir deste interesse procurou universidades parceiras para efetivar a pesquisa conjunta. O Doutorando relata ainda, que teve que interromper a viagem por quatro vezes devido a pandemia da Covid-19, tendo que se adaptar as exigências impostas pelos países. Ao chegar em Portugal permaneceu em isolamento por 14 dias e teste para detecção da Covid-19, foi autorizado a ingressar na Universidade e viver como cidadão português. As experiências proporcionadas pelo intercâmbio evidenciam que o conhecimento não tem fronteiras. Entre as várias aprendizagens, destaca-se a integração com estudantes de diversas nacionalidades como Irã, Espanha, Moçambique, Marrocos, Inglaterra, França, Itália, Polônia, Alemanha entre outros países.



— Sempre que estamos dispostos a inovar, a sair daquilo que é cômodo, estamos crescendo como pessoas e como profissionais e levamos para toda a vida. Para os futuros doutorandos que desejam fazer intercâmbio, recomendo que façam. Não tenham medo, pois o medo faz parte das grandes decisões, e essa decisão é somente sua. A experiência do intercâmbio é muito mais que estudar em um outro país com outras pessoas e culturas, é uma experiência que ficará para a vida— comenta o Doutorando Dulcimar.



Por fim, o Doutorando Dulcimar agradece todas as pessoas que o apoiaram e também a Unoesc Chapecó na pessoa do Reitor e Vice-Reitor de Campus de Chapecó, Coordenação do Doutorado em Administração, Coordenadorias de Relações Internacionais da Unoesc, as orientadoras professoras Simone Sehnem e Maria da Conceição Pereira Ramos e a Universidade do Porto. Agradece também o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) e do Banco Santander.


Comentários