Intercâmbio Unoesc › Notícias

Coordenação Geral de Relações Internacional capacita docentes sobre a internacionalização

Por: Adriano França imprensa@unoesc.edu.br
19 de Maio de 2021

Dando continuidade ao projeto de capacitação de docentes sobre a internacionalização, nos dias 05, 06, 11 e 12 de maio, as Relações Internacionais de cada campus apresentaram aos respectivos coordenadores de curso o plano de internacionalização local que representam. 



O encontro possibilitou que os coordenadores de cursos conhecessem as atividades internacionais pensadas prioritariamente aos seus campi, para serem desenvolvidas no ano de 2021, com base nas estratégias institucionais de internacionalização e, dessa forma, pudessem integrar as ações, multiplicando as informações aos alunos e se sensibilizando para aderir aos programas internacionais. 



O Coordenador do curso de Biotecnologia Unoesc Videira, César Milton Baratto, agradeceu a oportunidade e parabenizou a Coordenação das Relações Internacionais pelas atividades desenvolvidas que propiciam a internacionalização.



— O esclarecimento do processo promovidas por capacitações são essenciais para facilitar e integrar o trabalho acadêmico nas ações de internacionalização — Ressaltou.



Já o Coordenador do curso de Direito de São Miguel d’Oeste, professor Peterson Fernando Schaedle,r enfatizou a importância da capacitação, que visa despertar o importante papel do coordenador de curso, na divulgação, sensibilização e acompanhamento das atividades junto aos acadêmicos. Além disso, apresenta formas de contar com palestrantes das universidades estrangeiras conveniadas nos eventos acadêmicos.



A Coordenadora de Relações Internacionais de Videira, Eliane Pasqual Rodrigues, reforça que momentos como esses oportunizam conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido, permitindo o envolvimento dos coordenadores de curso e, através destes, os seus colegiados e alunos, de modo a instrumentalizar o processo de internacionalização na Universidade. 



— Como estamos inseridos num cenário totalmente desafiador, destaca-se a importância das capacitações para entendimento das possibilidades de ações de internacionalização e da importância para o processo de formação dos acadêmicos — reiterou a coordenadora.



A Coordenadora do curso de Enfermagem de Xanxerê, professora Elenir Salete Frozza Salvi, pontuou que a aproximação e o contato entre coordenadores de curso com o setor de Relações Internacionais é muito pertinente para o atendimento dos acadêmicos de forma rápida e eficiente.



A Coordenadora de Odontologia de Joaçaba, Bruna Eliza de Dea, reforça como o processo de capacitação é fundamental para troca de vivências e experiências e que apesar dos desafios da internacionalização é possível realizar diversos projetos com as Universidades parceiras.



— A internacionalização através de cursos, pesquisas, aulas e intercâmbios enriquecem a comunidade acadêmica em todos os âmbitos — enfatizou Bruna.



A CGRI agradece a participação e envolvimento constante dos coordenadores de cursos e apoio das Diretorias Acadêmicas e Pró-reitora Acadêmica, e entende que essa conexão com os atores da internacionalização só fortifica e amplia as oportunidades internacionais para a comunidade acadêmica.



*Texto com a colaboração da CGRI


Comentários