A Unoesc Virtual tem inovado ao promover encontros com professores e especialistas estrangeiros para uma abordagem internacional nas disciplinas de seus programas e cursos. Essa iniciativa começou com a presença de docentes estrangeiros nas aulas inaugurais da pós-graduação EAD e dando seguimento a essa experiência, está sendo programado intervenções mensais de professores do exterior nas aulas Unoesc EAD.
A Coordenadora da Pós EAD da Unoesc virtual, Roseli Rocha Moterle, pontuou que diante das possibilidades que o formato virtual proporciona aos acadêmicos, é fundamental promover ações de cunho internacional para conectar as pessoas e suas perspectivas interculturais, utilizando-se dessas tecnologias.
— A experiência internacional é elemento transformador na trajetória acadêmica e profissional do aluno. A Unoesc EAD, por entender essa dinâmica, está alinhada à internacionalização e quer aproximar e dar acesso cada vez maior aos alunos dos contextos globais — afirma a coordenadora.
A exemplo disso, os alunos da disciplina de Comércio Exterior do curso Pós-Graduação em Gestão Empresarial EAD ministrada pela professora Anna Scalsavara receberam virtualmente, no dia 15 de abril, o professor Daniel Micheaels Valderrama, da Universidad El Bosque, Colômbia.
O professor trabalhou com a turma sobre as tendências do mercado internacional, abordando a perspectiva comercial da cultura colombiana. Estavam presentes aproximadamente 24 alunos e a exposição levantou muitos questionamentos ao professor Daniel.
Pelo mesmo viés de cooperação internacional, a professora Anna Scalsavara foi convidada a fazer uma intervenção, no dia 30 de abril, na aula do professor Daniel, da disciplina de Comércio Exterior da Universidad El Bosque, Colômbia. Neste dia, participaram cerca de 60 alunos colombianos, os quais aprenderam com a professora Anna sobre como preparar a empresa para o mercado internacional, inteligência comercial na exportação e avaliação da capacidade exportadora.
Segundo a professora, a experiência foi muito rica.
— O momento foi extremamente valioso tanto pelo o contexto internacional trazido para minha aula que resultou em um diferencial pela presença de um professor colombiano, com perspectivas de outra cultura e abordagem em outra língua, como pela oportunidade de ministrar uma aula em português em uma turma de alunos da Colômbia, levando as minhas referências brasileiras para a exposição — destaca a professora.
*Texto com a colaboração da CGRI Unoesc