Entre os dias 15 e 17 de setembro os professores Aline Cviatkovski, Lisandra Antunes de Oliveira e Álvaro Cielo Mahl do Curso de Psicologia da Unoesc Chapecó e São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, respectivamente, participaram do 2º Congresso Internacional de Psicologia promovido pela Universidad de La Cuenca DeL Plata da Argentina (UCP). O encontro aconteceu de forma on-line e teve como tema: El nuevo malestar de la cultura: transformación e intervención” (O novo mal-estar da cultura: transformação e intervenção, em tradução literal).
Durante o evento foram tratados assuntos como: Interculturalidade e globalização; Transformação social e seus efeitos; Psicologia Econômica e Psicologia Política; Transformações na Psicologia das organizações e do trabalho; Novos Dispositivos de abordagem terapêutica ao "novo mal-estar"; Consumo problemático com ou sem substâncias; Educação Transformadora: Cenários Virtuais; Psicoterapia, Psicanálise Arte e subjetividade; Educação para a Diversidade; A Psicologia em suas áreas de atuação profissional - Neurociências e Psicologia um cruzamento necessário.
Na oportunidade, a professora Aline apresentou o resumo expandido intitulado: A Importância da Família em Crianças Com transtorno do Espectro Autista (TEA), escrito em conjunto com o professor de Educação Física Jackson Gerson da Silva, e bolsista e estagiária do Serviço de Atendimento Psicológico da Unoesc Chapecó, Emanueli Mendes dos Santos. O professor Álvaro “Prevalência e Fatores Associados À Violência Por Parceiro Íntimo Em Mulheres Universitárias Do Oeste De Santa Catarina”, escrito em parceria com a professora Lisandra e com a acadêmica de Psicologia Wendy Leandra Leal de Oliveira. Já a professora Lisandra apresentou a pesquisa “Estratégias direcionadas ao atendimento de indivíduos com diagnóstico de esquizofrenia a partir da equipe técnica de um CAPS localizado na região Extremo-Oeste de SC”, que teve autoria também do professor Álvaro bem como de Lucas Gomes Pereira e Taiza Gabriela Zanatta Crestani.
— O congresso foi um momento muito importante de compartilhamento de experiências e novos aprendizados, com vários profissionais renomados internacionalmente. Participar como expositora em um congresso desse porte é algo desafiador, mas que agrega muito em nossas carreiras, possibilitando expor nossos trabalhos científicos e experiências enquanto profissionais. Agradeço a Unoesc e a UCP pela oportunidade — afirmou a professora Aline.
A participação no Congresso foi possível devido ao programa de internacionalização que a Unoesc oferece para os seus docentes e acadêmicos. Para a professora Lisandra Antunes de Oliveira a participação em eventos de renome como esse, além de ampliar os horizontes acadêmicos e a possibilidade de intercâmbio, desafia o entendimento da língua estrangeira e fomenta o contato com outro país para futuros trabalhos.
— Além do contato direto com que há de mais recente nas pesquisas científicas no mundo, tivemos a possibilidade de apresentar e mostrar as pesquisas e trabalhos que desenvolvemos no curso de Psicologia da Unoesc de São Miguel do Oeste e Pinhalzinho — afirmou a professora.
Já, o professor Álvaro destaca:
— O evento foi excelente, sendo importante enaltecer a visibilidade que o curso de Psicologia e a Unoesc passaram a ter na sociedade acadêmica internacional. A partir desta parceria, com a Universidad de la Cuenca del Plata da Argentina, estreitamos laços, e assim podemos passar a construir trabalhos em conjunto e desenvolver ainda mais nossos propósitos educacionais — ressalta.