Os professores do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc, Dra. Marilda Pasqual Schneider, Dr. Elton Luiz Nardi, Dra. Camila Regina Rostirola e Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida, e o mestrando Ricardo Hack participaram, entre os dias 13 e 16 de junho, de uma missão de trabalho no Chile.
O grupo prestigiou o workshop internacional “Trabalho de campo. Uma perspectiva matricial”. O encontro teve como objetivo debater as próximas atividades do projeto de investigação “Políticas Públicas de Evaluación Educacional y Accountability em Países da América Latina”, coordenado pela professora Dra. Marilda. O evento aconteceu no Instituto Interuniversitário de Investigación Educativa (IESED), na Universidad de Los Lagos/Santiago, e reuniu, de forma presencial e on-line, pesquisadores do Brasil, Colômbia, Chile e México, além de mestrandos e doutorandos do PPGEd da Unoesc.
Outra atividade que integrou a missão de trabalho foi o 2º Seminário Internacional de Políticas de Evaluación Educacional y Accountability. A reunião foi realizada na modalidade híbrida, na Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso, e envolveu pesquisadores e estudantes de programas de Pós-graduação de vários países da América Latina. A programação contou com palestras, mesas-redondas, painéis, lançamento de livros e apresentação de trabalhos.
Os professores do PPGEd da Unoesc atuaram como palestrantes, coordenadores de mesa-redonda e painelistas e apresentaram, junto com os mestrandos e doutorandos, resultados de investigações. Eles divulgaram um total de dez trabalhos no Seminário, que faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability na América Latina (GEPPAyA).
— A missão de trabalho no Chile possibilitou aos professores, mestrandos e doutorandos do PPGEd aprofundar os estudos sobre as políticas públicas de avaliação educacional e ferramentas de accountability nos países da América Latina, assim como fortalecer relações acadêmicas com pesquisadores de Universidades da América Latina e a política de internacionalização da Unoesc — ressalta a professora Dra. Camila, investigadora do GEPPAyA.