Com o tema “Cidades inteligentes: tendências para o futuro", o evento, realizado de forma on-line, debateu sobre as cidades inteligentes e sustentáveis de forma a integrar os cursos de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê e da Universidade Santo Tomás da Colômbia.
Contou com a participação de alunos, professores e profissionais de 25 instituições, contemplando a Graduação e programas de Pós-graduação em nível stricto sensu. Também contou com os anais em que foram submetidos 25 trabalhos relacionados aos eixos temáticos do evento: Cidades inteligentes e sustentáveis; Arquitetura inteligente e sustentável; e Novas tecnologias e análise do ambiente construído.
PALESTRAS E PALESTRANTES
No primeiro dia foi realizada a palestra “Retos y avances para ciudades inteligentes em Colômbia. Primero pasos para el desarrollo de Smart Cities en países en vías de desarrollo” com a professora Estefanía Figueredo Guerrón e o professor Nicolás Gil Forero, da Universidade Santo Tomás, sede Villavicencio, Colômbia.
Já no segundo dia ocorreu a palestra “Estruturas das novas configurações de aglomerações urbanas: contribuições da arquitetura” com a professora Dra. Regina Negri Pagani, da UTFPR de Ponta Grossa/PR, e a palestra “Neuroarquitetura: do design arquitetônico ao design da experiência” com a arquiteta Ana Paula Guedes, da Naobra de Belo Horizonte.
O coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Unoesc Xanxerê e do evento, professor Anderson Saccol Ferreira, comenta sobre o Seminário.
— O objetivo foi provocar reflexão sobre as cidades inteligentes e as tendências para o futuro da arquitetura e da sustentabilidade. As temáticas abordadas vão ao encontro dos caminhos que o projeto pedagógico do curso preconiza. Este evento com certeza contribuirá muito para a formação profissional dos nossos acadêmicos — comentou o professor.
*Texto: Eliza Marta Chiarello