Nos últimos nove meses, a professora Dra. Fernanda Maurer D’Agostini, dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina da Unoesc, visitou instituições voltadas à história natural e arqueologia da Europa. A atividade integra estudos prévios sobre a evolução biológica, visando entender como o processo é abordado em outros países.
As visitas, de outubro de 2021 a julho de 2022, aconteceram na França, Espanha, Portugal, Áustria, Holanda, Inglaterra, Itália, Alemanha e Bélgica. Destaque para os museus de história natural, arqueologia e antropologia, além de bibliotecas e universidades. A professora também realizou trabalho de campo e esteve em locais históricos, como a seção de Zoologia e Botânica da Associação Britânica para o Avanço da Ciência, em Oxford.
— A Teoria da Evolução é o eixo transversal que percorre todas as áreas das Ciências Biológicas, atingindo inclusive alguns segmentos das Ciências Exatas e Humanas. Pensar em evolução é entender como os seres vivos se diversificaram e se desenvolveram e a ligação desses com o ecossistema — ressalta a professora.
Os estudos sobre a evolução biológica são realizados pela docente da Unoesc desde 2019, quando ela visitou a Down House, em Londres. Foi nessa casa que Charles Darwin trabalhou em suas teorias de evolução por seleção natural. Ele revolucionou a ciência com o livro “A Origem das Espécies”.