Intercâmbio Unoesc › Notícias

Estrangeiros do programa Rotary visitam a Unoesc

Por: Dhébora Santiago dhebora.santiago@unoesc.edu.br
16 de Abril de 2015

Adrian, Jade e Megan estiveram na Unoesc para conhecer o programa de intercâmbio da instituição e visitar os laboratórios das Engenharias. Eles representam, respectivamente, a Venezuela, a França e o Canadá e estão no Brasil para cursar algumas disciplinas do ensino médio e conhecer, é claro, a nossa cultura. De acordo com Jade, a adaptação mais difícil foi a alimentação, polenta e coração de frango não foram os seus favoritos.



No encontro, que ocorreu na manhã desta terça-feira (14), a coordenadora de Mobilidade Acadêmica, professora Kaline Zeni, comentou sobre os novos projetos da Unoesc, como a busca por parcerias com universidades da Ásia e Oceania e a implementação do curso de língua portuguesa para estrangeiros durante o intercâmbio. Além disso, no próximo semestre, a instituição receberá uma estudante cubana no curso de Odontologia.



Em sua fala, a professora Kaline demonstrou interesse em elaborar projetos que envolvam os alunos intercambistas rotarianos, os acadêmicos da Unoesc e os estrangeiros que são acolhidos em todos os campi.



— Essa visita possibilita um trabalho conjunto com o Rotary na realização de eventos, como a Semana das Nações, e de oficinas com a temática do intercâmbio. Em 2015, nós estaremos reunidos para promover ações conjuntas — explica.



Para a professora, o fator financeiro ainda é o principal impedimento para quem quer participar dos programas de intercâmbio. Dessa forma, algumas alternativas têm sido pensadas, além das bolsas com o banco Santander, busca-se contratos e parcerias com o governo.



A visita ao campus onde estão localizadas as engenharias ficou por conta do coordenador da área das Ciências Exatas e Tecnológicas, professor José Carlos Azzolini. Os rotarianos conheceram os laboratórios de Física, Química, Engenharia Civil, Instalações Hidrossanitárias e Elétricas, Desenho, entre outros.



Não foi possível visitar todos, já que a Unoesc Joaçaba possui cerca de 30 laboratórios. Mas foi suficiente para encantar aqueles que esperam com ansiedade a chegada à universidade. Adrian, que deseja cursar Engenharia Civil, pôde nesse encontro tirar suas dúvidas com o professor Azzolini, que mostrou-se prestativo e repleto de conhecimento.


Comentários