Participar de um intercâmbio de estudos é uma oportunidade única e que reserva muitos aprendizados para quem o faz. Por meio da Unoesc, nos próximos meses, 28 estudantes partirão para essa experiência. Na última semana, a coordenadora de cooperação internacional e mobilidade acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, acompanhada pelas coordenadoras de mobilidade acadêmica da Unoesc Chapecó, professora Daiane Pavan, e da Unoesc Xanxerê, Irene Sá Affolter, além dos coordenadores dos cursos de Psicologia Fábio Augusto Lise e de Administração, Carla Fabiana Cazella, esteve reunida em Chapecó com esses acadêmicos e seus familiares. O encontro foi para esclarecer dúvidas e repassar as informações necessárias sobre este momento que antecede a partida dos estudantes e sobre a estada deles no exterior.
Também participaram da reunião, as intercambistas mexicanas, Carolina Barrera Inman, matriculada do curso de Psicologia da Unoesc Xanxerê, Silvia Janeth Bojorquez Noriega e Valéria Borunda Quezada, que estão matriculadas no curso de Administração da Unoesc Chapecó, desde o início do semestre. Durante o encontro, as alunas de Administração relataram que o intercâmbio está sendo uma experiência riquíssima na formação profissional e humana.
— Conhecer novas pessoas e culturas e quebrar paradigmas é uma oportunidade única, disseram.
Para participar do intercâmbio oferecido pela Unoesc e pelas universidades conveniadas é necessário estar regularmente matriculado no respectivo curso de graduação, comprovar domínio de língua estrangeira; apresentar desempenho acadêmico com rendimento.
A professora Kaline destaca que Unoesc oferece uma formação acadêmica diferenciada, através das parcerias internacionais que valorizam a internacionalização.
Destinos
Referente ao edital lançado pela Unoesc, 12 alunos, dos cursos de Engenharia Civil; Farmácia; Direito; Publicidade e propaganda; Engenharia Sanitária Ambiental; Psicologia; Ciência da Computação; e Medicina partirão para intercâmbio com duração de um semestre. Os destinos são Portugal, Chile; Moçambique; Espanha; e Estados Unidos.
No Programa Be Mundus, com duração de dois semestre, será um aluno do curso de Engenharia da Computação que irá para Portugal e no Ciências sem Fronteiras, também com duração de dois semestres, será um aluno do curso de Engenharia da Computação que irá para os Estados Unidos.
Em 2016, no primeiro semestre, mais 14 estudantes dos cursos de Psicologia; Direito; Administração (linha de formação em comércio exterior); Administração; e Engenharia Civil irão para Portugal; Espanha; e Moçambique.
Oportunidade
Entre os intercambistas, está a acadêmica do curso de Psicologia da Unoesc Chapecó, Fabiana Ficagna, que embora não esteja se preparando para o intercâmbio há muito tempo, não nega a ansiedade para encarar 6 meses longe da família e diante de um passo muito importante para a carreira profissional. Ela irá para Portugal.
— O mais difícil vai ser ficar longe da minha mãe. Nós nos falamos todos os dias, mas acredito que vai ser muito importante para o meu crescimento, comenta.
Emocionada, a mãe de Fabiana, Salete Ficagna está apreensiva, mas confiante que a decisão da filha renderá bons resultados para o futuro da jovem.
— A gente sempre quer o melhor para os filhos, por isso, ela tem todo o apoio da família, comenta.