Depois de cerca de cinco meses em intercâmbio na Unoesc Xanxerê, a estudante mexicana Carolina Barrera Inman, de 22 anos e natural de Acapulco (México), finalizou sua estada de estudos no município. Hoje (13), ela partiu com destino a Florianópolis, onde passará alguns dias antes de retornar ao seu país de origem.
Em sua avaliação, o intercâmbio na Unoesc constituiu uma experiência única.
— Não quis criar uma ideia pré-determinada, mas foi muito melhor do que eu podia imaginar. Foi uma experiência das maiores que tive no Brasil e na vida, uma das mais significativas — analisa.
No período em que esteve em Xanxerê, Carolina, além de estudar seis componentes curriculares do curso de Psicologia (sendo aprovada em todos), participou de outras atividades educativas e culturais: trilha a pé em São Domingos, Carnaval de Joaçaba (em que desfilou pela Escola Aliança) e promoções culinárias regionais, além de assistir a peças de teatro e shows e viajar para países vizinhos do Brasil. Assim, pôde conhecer muito da cultura do Mercosul.
Um aspecto que marcou a estudante mexicana foi ter lecionado aulas de Espanhol, de forma benemerente, à estudante Janaina dos Santos (aluna da Escola de Educação Básica Iraci Tonello), durante o período de três meses. Ainda, junto a entidades assistenciais, Carolina colaborou no auxílio às vítimas do tornado que atingiu Xanxerê em abril.
Especificamente sobre os estudos na Unoesc Xanxerê, ela relata que vivenciou modos diferentes de ensino e de avaliação por parte dos professores brasileiros, o que muito lhe chamou a atenção.
— A dinâmica de sala de aula aqui é diferente. Percebi um ambiente mais leve, com fácil acesso e interação entre professores e estudantes — destaca.
VIAGEM A PAÍSES DO MERCOSUL
Carolina, Silvia Janete Bojorquez Noriega e Valeria Borunda Quezada (acadêmicas mexicanas da Universidade Autônoma de Chihuahua – UACH, que realizaram intercâmbio na Unoesc Chapecó) participaram de viagem de estudos, junto com acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê, a Buenos Aires, Montevidéu e Punta Del Este.
Na oportunidade e acompanhadas pela coordenadora local da Mobilidade Acadêmica e Cooperação Internacional da Unoesc Xanxerê, professora Irene e Sá Affolter, as acadêmicas mexicanas conheceram os principais pontos turísticos daqueles países (Argentina e Uruguai), além de hábitos culturais, em uma viagem que durou uma semana.
A ESTADIA
Durante sua estadia em Xanxerê, Carolina ficou hospedada boa parte do tempo (mais de quatro meses), na casa da professora Irene.
Para a mexicana, a convivência em casa de brasileiros agregou muitos conhecimentos.
— O jeito da família fechou com o meu jeito de ser. Tive liberdade para ser quem eu era, e a convivência foi progredindo aos poucos. Agora, meus pais, além de ansiosos pelo meu retorno, estão felizes e muito agradecidos pela boa acolhida que a professora Irene e sua família me dispensaram — assinala.
E qual é o ponto de vista de quem acolhe um intercambista estrangeiro? Com a palavra, a professora Irene:
— Quanto a acolher um estrangeiro, incentivo aos interessados que o façam, sem medo, pois a experiência é enriquecedora em todos os sentidos, tanto afetivo quanto culturais e, principalmente, uma grande oportunidade de ficar fluente no idioma de origem — depõe.
Segundo ela, é de extrema importância que os intercâmbios aconteçam, promovendo a internacionalização da Unoesc.
— O intercâmbio está ocorrendo com mais frequência devido ao fato de o acadêmico da Unoesc ter hoje mais acesso a informações relativas ao trabalho da Mobilidade Acadêmica da universidade. Nesse sentido, colocamo-nos à disposição de quem pretende fazer intercâmbio no exterior — orienta.
O INTERCÂMBIO
Carolina faz graduação em Psicologia na Universidade Autônoma de Baja Califórnia (UABC), em Mexicali. Ela, que está na 8ª fase do curso, resolveu participar do programa de Mobilidade Acadêmica e Cooperação Internacional da Unoesc — parceria entre a instituição de ensino superior brasileira e a mexicana.
A acadêmica mexicana resolveu se inscrever no programa, no final do ano passado. Depois do aceite da Unoesc e análise de documentação, foi definido o período de intercâmbio — de fevereiro a julho deste ano.
Pelo programa de Mobilidade Acadêmica, a estudante mexicana recebeu da Unoesc bolsa de estudos para cursar os componentes curriculares, além de material didático e todo o apoio para sua estadia em Xanxerê. Agora, na volta ao seu país de origem, pedirá aproveitamento dos estudos realizados na Unoesc.
Mais informações sobre a Mobilidade Acadêmica da Unoesc também podem ser obtidas pelo telefone (49) 3551-2056.
Nas fotos abaixo, momentos das atividades que Carolina participou durante o intercâmbio na Unoesc Xanxerê.