A coordenadora de cooperação internacional e mobilidade acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, participará, entre 5 e 6 de novembro, em Florianópolis, da 1ª Conferência Nacional de Relações Internacionais. Kaline Zeni estará representando também a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) neste evento, que abordará os novos rumos da paradiplomacia e o papel dos entes federados nas relações internacionais.
No primeiro dia da programação, Kaline Zeni ministrará a palestra “Diálogos de fronteira: os desafios da cooperação transfronteiriça e a imigração”, com Jorge Hector Morella Junior e Larissa Steiner Chermont, tendo como mediadora Mónica Salomón.
A conferência, organizada pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo de SC, contará com a participação dos professores internacionais Michael Keating e Noe Cornago. O evento tem o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
Serão discutidos temas relacionados à agenda internacional dos estados federados, em relação as suas atribuições diplomáticas. Também serão apresentados cases de sucessos na área internacional dos estados brasileiros. Além dos acadêmicos, representantes dos governos estaduais participarão das mesas e painéis para discutir aspectos jurídicos, desenvolvimento econômico sustentável, investimentos, cooperação transfronteiriça e segurança pública.