O vice-reitor da Unoesc Videira, Antonio Carlos de Souza, representou o reitor Aristides Cimadon no evento de entrega das bolsas internacionais do Programa Fórmula Santander 2015, promovido pelo Santander Universidades. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (13) durante o treino livre do GP Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Na oportunidade, o presidente do Santander Brasil, Jesús Maria Zabalza Lotina, realizou uma apresentação, seguida de palestra do piloto Fernando Alonso, que falou sobre a importância em estudar e acreditar na realização de um sonho, reiterando que a universidade é imprescindível para esta conquista.
O Programa Fórmula Santander é uma iniciativa de mobilidade internacional voltada para estudantes de graduação e de pós-graduação, que envolve universidades brasileiras, espanholas e britânicas. Nesta 6ª edição, estudantes de graduação e de pós-graduação de 47 universidades brasileiras inscreveram-se para conquistar uma bolsa de estudo para um dos 20 países onde o Santander Universidades está presente. Da Unoesc, a mestranda em Educação do campus de Joaçaba, Tatiana Fischer, foi a selecionada.
— Marcamos presença no evento e reforçamos mais uma vez a importância dessa parceria de longa data da Unoesc com o banco Santander, que é mais uma forma de atender e oportunizar aos estudantes ampliarem o leque de conhecimentos e experiências através desse programa, que há vários anos vem apresentando resultados significativos para as universidades que, assim como a Unoesc, são parceiras — ressaltou Antonio Carlos.
São 100 bolsas de estudos anuais, que beneficiam alunos com desempenho acadêmico destacado, e menores condições socioeconômicas. O valor da bolsa é destinado às despesas de transporte, alimentação e hospedagem, já que o curso é concedido em acordo entre as universidades de origem e as de destino.
Para o vice-reitor, a participação da Unoesc reforça o bom relacionamento da universidade com a instituição financeira e incentiva os estudantes a criarem projetos de pesquisas que oportunizem intercâmbios custeados pelo programa em outros países.