A Unoesc está recebendo, nos campi de Joaçaba e Xanxerê, duas estudantes estrangeiras que fazem parte do programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary. Maria Paula Carreras Machado (17) e Helen Butler (18) estão frequentando disciplinas na universidade como alunas ouvintes, oportunidade para conhecerem um pouco mais sobre o meio universitário.
Em Joaçaba, a venezuelana Maria Paula participa dos componentes curriculares de Geologia, Materiais de Construção Civil I e Laboratório de Materiais, no curso de Engenharia Civil. Ela também frequenta o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Marista Frei Rogério. Quando retornar à Venezuela, Maria pretende estudar Arquitetura e Urbanismo, por isso está adorando a experiência na instituição, que lhe oferece uma base para o seu futuro profissional.
— Todos estão auxiliando para que eu entenda as disciplinas e também aprenda o idioma. Espero sair daqui com aprendizados que possam ser levados para a minha carreira e profissão — disse a estudante, ao falar sobre a experiência na Unoesc.
Já a intercambista dos Estados Unidos, Helen Butler, está cursando em Xanxerê as disciplinas de Produção de Texto, Teoria Geral do Direito e Direito Internacional Público, no curso de Direito, além dos componentes curriculares Técnicas Psicoterapêuticas e Avaliações Psicológicas III, no curso de Psicologia. Conforme a estudante, a opção por estes cursos deve-se ao seu grande interesse em aprender sobre como as pessoas pensam, sentem e se relacionam com as outras.
— Pretendo na Unoesc tornar-me mais confiante com o meu português, fazer amizades, experimentar a cultura brasileira e aprender sobre os meus interesses. Já estou gostando de conhecer as pessoas aqui e me sentindo confortável no ambiente da faculdade — comentou a intercambista.
A presença das estrangeiras na universidade tem o apoio do setor de Mobilidade Acadêmica da instituição. Segundo a professora Kaline Zeni, coordenadora geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica, tanto o Rotary quanto a universidade estão muito satisfeitos com esta parceria, que proporcionará às estudantes o primeiro momento no contexto universitário, já que nenhuma delas ainda cursa graduação.
— Estamos iniciando esta modalidade, sentindo, observando, mas já certos de que proporcionamos contribuições para estas alunas — destacou.
Para Fernanda Ternes Durant Gonzales, coordenadora de Inbounds do Distrito 4740, a interação entre os programas de intercâmbio do Rotary e da Unoesc fortalece os objetivos comuns de oferecer aos jovens oportunidades de estudo, convivência, aprendizado da língua e de uma nova cultura.
— A possibilidade de contarmos com esta parceria é a garantia de uma experiência mais plena para estes jovens, o que nos deixa muito satisfeitos — finalizou a coordenadora.