Intercâmbio Unoesc › Notícias

Coordenadora de Mobilidade Acadêmica participa de reuniões para tratar parcerias internacionais

Por: Jessica Novello jessica.novello@unoesc.edu.br
02 de Maio de 2016

A coordenadora geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, participou de diversas reuniões em Florianópolis, nos dias 11 e 12 de abril. Na capital catarinense, representando a instituição e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), tratou de futuras parcerias internacionais.



Na feira Expo Educação, com a participação de universidades da Austrália e da Nova Zelândia, perspectivas de bolsas para estes países foram tratadas pela coordenadora com os dirigentes do evento. A parceria resultará no intercâmbio de alunos, sem que haja o pagamento de mensalidades. As tratativas para esta modalidade de cooperação serão avançadas nos próximos meses, explicou Kaline.



Também representando a Unoesc, a coordenadora participou de uma reunião na Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, com o secretário geral Antonio Muratore. Na oportunidade vislumbraram-se possibilidades de execução de módulos internacionais, assim como vem ocorrendo com os mestrados da universidade.



Já como representante da Acafe, a professora participou de uma conversa na União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), com o deputado Kennedy Nunes, futuro presidente do bloco brasileiro. A Associação colocou-se à disposição para participar de forma mais ativa do debate integrativo do Mercosul, assim como para apoiar e sediar os próximos seminários das universidades mercosulinas.



Kaline, juntamente com a professora Silvete Helena Heerdt, da Unisul, aproveitou a oportunidade para tratar sobre um curso que capacitará reitores e dirigentes da Acafe, coordenado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Impeau), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). O assunto foi debatido com os responsáveis e docentes do programa, Pedro Antônio de Melo e Luciane Stallivieri.



— Foram encontros muito produtivos, abrindo possibilidades reais de execução de parcerias internacionais. O grau de abertura que recebemos em todas as reuniões foi muito positiva, facilitando a forma como nós projetamos a Unoesc para o exterior — finalizou Kaline. 


Comentários