Estão abertas até 10 de junho as inscrições para a pré-seleção de quatro acadêmicos da Unoesc que desejam realizar estudos no exterior. A oportunidade é por meio do Programa de Bolsas Ibero-americanas para estudantes de graduação Santander Universidades, que tem como objetivo proporcionar a mobilidade internacional aos estudantes de graduação de instituições de ensino superior brasileiras, portuguesas, espanholas, argentinas, chilenas e mexicanas, a fim de incrementar a qualidade de formação destes alunos.
Na Unoesc, estão disponíveis quatro vagas para candidatura em uma das universidades estrangeiras parceiras, para estudos a partir do primeiro semestre letivo de 2017, mediante carta de aceite. As bolsas contemplam as três áreas do conhecimento (Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências das Humanidades) tendo período de estadia na universidade estrangeira parceira de no mínimo seis meses e no máximo um ano.
O estudante que desejar participar deve seguir diversos critérios estabelecidos no edital, entre eles ser brasileiro, maior de 18 anos, não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo grupo Santander, estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Unoesc, apresentar desempenho acadêmico com rendimento igual ou superior a sete e comprovar domínio da língua estrangeira conforme exigência da universidade parceira, por meio de certificado de proficiência, quando for o caso.
A inscrição deverá ser feita diretamente pelo site do Santander. O aluno que cumprir os requisitos estabelecidos no edital terá até o dia 13 de junho para entregar a documentação exigida no setor de Protocolo do respectivocampus. O processo de pré-seleção será realizado pela banca examinadora nomeada pela Coordenação Geral de Mobilidade Acadêmica da Unoesc. A divulgação da homologação da seleção acontecerá a partir do dia 29 de junho, pelo site.
São 11 universidades disponíveis para intercâmbio, por meio deste programa do Santander. São vagas disponíveis em Portugal, na Espanha, no Chile e no México. A lista constando o nome das instituições pode ser encontrada na página do intercâmbio, no site da Unoesc.