Realizar intercâmbio é a concretização de um sonho para muitos dos estudantes, além de uma oportunidade única para adquirir maiores conhecimentos e experiência. Onze estudantes da Unoesc estão ansiosos pela chegada desse momento, que está se aproximando cada vez mais. Os acadêmicos, dos mais diversos cursos de graduação e campi, preparam-se para embarcar no segundo semestre de 2016.
A fim de repassar informações e orientações sobre o intercâmbio, o setor de Mobilidade Acadêmica da Unoesc esteve reunido com os estudantes, na última semana, no campus de Chapecó. Na oportunidade, além dos futuros intercambistas e de alguns pais, o encontro contou com a presença da coordenadora de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, do diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Chapecó, professor Gilberto Pinzetta, da coordenadora de Mobilidade Acadêmica deste campus, professora Daiane Pavan, e da secretária geral de Mobilidade Acadêmica, Glaucia de Cesaro Luthi.
Além dos trâmites da viagem, como aceites, vistos e passagens, o momento serviu para debater sobre as experiências que serão vivenciadas durante o período do intercâmbio, bem como a adaptação a uma nova cultura. Apesar das dúvidas e incertezas quanto à vivência em um novo local, os alunos consideram o intercâmbio fundamental para o enriquecimento pessoal, acadêmico e profissional.
— O intercâmbio será uma nova experiência na vida que soma pontos no currículo e na formação pelos conhecimentos de novas línguas, culturas e formas de trabalho relacionadas à área da Agronomia — disse Luís Domingos Rico, estudante da Unoesc Campos Novos que realizará intercâmbio na Austrália.
Para a mãe do acadêmico, Marta Tormen Rigo, será difícil estar longe do filho, porém gratificante, já que considera válida a experiência pelo conhecimento, cultura e convívio com outras pessoas.
—Também é importante para ampliar horizontes e possibilidades, uma oportunidade única — complementou.
Além de Luís, realizam intercâmbio no próximo semestre os acadêmicos Letícia Lando (Xanxerê), Karine Bottega (Videira), Katiussa Cipriani (Maravilha), Daiane Tamires Dassi (Pinhalzinho), Bruno Yanke Chiossi (Xanxerê), Ana Léia Particheli (Chapecó), Andreara Bedin Bertuol (Joaçaba), Deyse Martins Gheller (Joaçaba), Giuliana Larissa Bertoldi (Campos Novos) e Willian Kling Pasinato (Campos Novos). Austrália, Espanha e Portugal serão os destinos para intercâmbio no segundo semestre de 2016.