De 23 a 27 de maio, o Programa de Mestrado Profissional em Administração da Unoesc (MPA), mantido pelo campus de Chapecó, realizou o seu terceiro Módulo Internacional, na Universidade Austral do Chile, cidade de Valdívia. O mestrando e diretor geral da Unoesc Campos Novos, professor engenheiro Diego Gadler, aproveitou a oportunidade para visitar naquela universidade os espaços de estudo do curso de Medicina Veterinária, objetivando estreitar laços entre ambas as instituições no que diz respeito ao intercâmbio.
Marcelo Mieres, diretor do Instituto de Ciências Clínicas Veterinárias da Universidade Austral, recebeu o professor da Unoesc para uma visita completa no local. A parte acadêmica e de serviços prestados à comunidade, bem como as duas alas de recebimento de animais, divididas em pequeno e grande porte, foram visitadas. Diego destacou que é possível avistar em torno do hospital uma minifazenda experimental, com bovinos, ovinos e aves. Os laboratórios de análises e salas pré-cirúrgicas e cirúrgicas, assemelham-se aos projetos brasileiros, afirmou o professor.
— De modo geral, os projetos do curso são semelhantes aos nossos, tanto na parte acadêmica quanto no que refere aos atendimentos à comunidade — disse Diego.
A visita ao curso de Medicina Veterinária da Universidade Austral, implantada em 1954, e com 2.300 formandos, teve resultado positivo segundo o professor da Unoesc. Além de conhecer a dinâmica de funcionamento do curso e do hospital veterinário, o momento oportunizou a aproximação entre os professores de ambas as instituições. A partir da visita, há possibilidade de aplicar as experiências da universidade chilena na Unoesc.
— A troca de informações com o coordenador e os professores do curso de Medicina Veterinária, que vem sendo implantado em nossa unidade, acontecerá nos próximos dias, na sequência seguiremos com as decisões — finalizou.